Saúde
Estudo da USP analisa presença do coronavírus e possibilidade de transmissão pelo ar
Uma investigação de cientistas brasileiros utilizou um sistema de monitoramento da qualidade do ar em ambientes fechados para identificar a possibilidade de transmissão e o comportamento do coronavírus no ar. O ambiente analisado foi Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP). As informações são de reportagem da revista Galileu.
O veículo lembra que no início de julho, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu a possibilidade da presença do novo coronavírus no ar e também de uma nova via de transmissão.
A escolha pelo HC-FMUSP se deu pelo fato de se tratar de um ambiente fechado e em que o vírus está circulando.
O equipamento utilizado na pesquisa brasileira no Hospital das Clínicas é desenvolvido pela Omni-electronica. Ele monitora, em tempo real, indicadores da Qualidade do Ar Interior (QAI), fator que aponta se a área interna de um edifício está adequada à saúde e ao bem-estar das pessoas.
De acordo com a reportagem, os pesquisadores conseguiram capturar o novo coronavírus suspenso no ar. Eles coletaram até o momento mais de 20 amostras.
A Galileu traz que os resultados preliminares mostram que a ventilação adequada desses locais, feita a partir da circulação do ar através de janelas abertas, pode reduzir o risco de contaminação pelo agente infeccioso.
Fonte: Bahia Notícias