O senador Angelo Coronel (PSD-BA) encaminhou nesta quarta-feira (12), ofício ao Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Fábio Faria para tratar das reivindicações dos funcionários dos Correios e a questão da privatização da empresa estatal.
No ofício, o senador solicita a abertura do diálogo com a categoria e apresenta as principais preocupações das entidades representativas do quadro de empregados da Empresa de Correios e Telégrafos sobre as negociações referentes à data base da categoria e, em especial, quanto ao futuro da empresa frente ao cenário de possível privatização.
Segue trecho do ofício:
Pelo que me foi informado, está em andamento a negociação para a elaboração da Convenção Coletiva de Trabalho entre os Correios e o sindicato representativo dos empregados. Vários direitos da categoria estariam sendo suprimidos, dentre os quais, enumero:
- Respeito à atual convenção coletiva até 2022.
- Redução do bônus de férias.
- Redução do adicional noturno.
- Extinção do bônus salarial pago no fim do ano.
- Redução do período de licença maternidade e do intervalo de amamentação.
Como se percebe, são direitos elementares que, se suprimidos, impactarão na vida dos milhares de empregados e que vão na contramão dos princípios norteadores das relações trabalhistas e dos direitos sociais previstos constitucionalmente.
Na condição de Senador da República comungo da preocupação dos empregados e mesmo de grande parte da população brasileira que seria afetada pela privatização dos Correios, pois dificilmente uma empresa privada executará a função social desempenhada pelos Correios.
Fonte: Portal Pacto Brasil
Abaixo o ofício na íntegra: