Sem categoria

Moradores de Lauro de Freitas se mobilizam contra aumentos de até 100% no IPTU

A insatisfação com os valores do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) para o exercício de 2026 desencadeou uma forte onda de protestos entre os contribuintes de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. Moradores da cidade se reuniram na noite desta terça-feira (27), nas dependências do Clube de Vilas, com o objetivo de deliberar sobre estratégias e ações contra o que classificam como um aumento exorbitante.

Diversos moradores relataram que as taxas deste ano apresentaram saltos expressivos, chegando a dobrar de valor em comparação ao que foi pago no período anterior. Embora a gestão municipal sustente que o reajuste aplicado ao imposto tenha sido de apenas 5,32%, a percepção nos boletos recebidos pelos cidadãos é drasticamente diferente.

A discrepância ocorre porque, além da correção anual, houve uma atualização no valor venal dos imóveis, que consiste na avaliação do preço de mercado estimado pelo poder público. Na prática, a atualização elevou consideravelmente a base de cálculo do imposto, fazendo com que o valor final a ser pago pelos proprietários disparasse e gerando o descontentamento geral.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um post compartilhado por Portal Lauro Emancipada (@lauroemancipada)

 

Fonte: BNews

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close