Saúde
Após novo prazo, mais de 1 milhão fizeram recadastramento do SUS em Salvador
Cerca de 1,1 milhão de soteropolitanos realizaram o recadastramento obrigatório do cartão do SUS. De acordo com dados disponibilizados nesta segunda-feira (31) pela prefeitura de Salvador, destes, 335 mil fizeram a atualização pelo site que apresentou instabilidade na última sexta-feira (28) (leia mais aqui).
“Tivemos uma instabilidade do site devido ao grande volume de acessos registrados na semana passada, no entanto, nossos técnicos reforçaram os servidores do portal e a situação foi sanada. Observamos algumas falhas no banco de dados do Ministério da Saúde, mas já sinalizamos ao governo federal e o problema pontual deve ser solucionado em breve. Nosso objetivo é dar mais comodidade às pessoas que poderão fazer a atualização sem a necessidade de deslocamento, bem como, evitar possíveis aglomerações nos postos de saúde”, explicou o secretário municipal de Saúde (SMS), Leo Prates.
O recadastramento faz parte de modificações implementadas pelo governo federal no financiamento da atenção básica na saúde, sendo o cadastramento a principal estratégia de transferência de recursos da União para as prefeituras.
Antes das mudanças promovidas pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a distribuição de recursos era feita com base na quantidade de pessoas residentes e de serviços existentes em cada município. Agora, a lógica será diferente. Em linhas gerais, quanto mais pessoas tiverem cadastradas, mais recursos a cidade recebe.
Após a instabilidade apresentada na última sexta, a gestão municipal estendeu o prazo para o recadastramento até o mês de setembro.
Fonte: Bahia Notícias