Brasil
“Isso não é uma derrota para nós”, diz presidente da OAB após incêndio em Brasília
Em nota de agradecimento à advocacia, o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, afirmou que o incêndio do último sábado (27) no edifício-sede da entidade, em Brasília, não representa uma derrota para a classe.
No documento publicado na noite deste domingo (28), Simonetti registrou, em nome do Conselho Federal da OAB, seu reconhecimento a todos que se empenharam em garantir a segurança e o bem-estar dos colaboradores e que continuam ao nosso lado na reconstrução da sede e no fortalecimento dos ideais da advocacia.
O incêndio que atingiu o prédio na manhã de sábado teve início no subsolo e se alastrou pelo shaft do prédio, estrutura que permite a passagem de tubulações hidráulicas, elétricas e de ar-condicionado. Cinco pessoas estavam no prédio no momento do incidente e todas elas foram resgatadas, sendo duas por helicóptero. A OAB confirma que apenas uma pessoa sofreu um ferimento no pé e nenhum dos resgatados corre risco de morte.
As causas do incêndio ainda estão sendo apuradas pelas perícias da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros. Equipe da Polícia Federal também esteve no local.
A entidade ainda confirma que todos os dados OAB estão em nuvem, portanto, nada foi afetado. O data center da entidade, centro de armazenamento físico desses dados, não foi atingido.
Leia abaixo a nota de agradecimento na íntegra:
“Advocacia brasileira, venho aqui apenas agradecer a nossa união.
Agradecer a solidariedade de todos nesse infortúnio, que infelizmente nos abateu, mas as vidas foram salvas. Nossos cinco colaboradores que estavam no prédio estão bem, em casa, sob os cuidados necessários e com todo o apoio da OAB Nacional.
Nós não mediremos esforços para que, o mais rápido possível, tenhamos nosso prédio restabelecido e reformado. Isso não é uma derrota para nós. Seguiremos sempre na luta, trabalhando juntos pelos ideais de todo advogado e advogada brasileira.
Agradeço também a todos os membros honorários vitalícios, aos presidentes de subseções e seccionais, Caixas de Assistência, ao governador Ibaneis Rocha, ao presidente da OAB-DF, Délio Lins, ao presidente da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados, Eduardo Uchôa, ao presidente do FIDA, Felipe Sarmento, aos gerentes e colaboradores da OAB Nacional.
À diretoria do CFOAB, ao vice-presidente da OAB, Rafael Horn, à secretária-geral, Sayuri Otoni, à secretária-adjunta, Milena Gama, e ao diretor-tesoureiro, Leonardo Campos.
Registro especial agradecimento aos heróis de nossa brigada, ao corpo de bombeiros do DF, na pessoa do coronel Lopes, à Polícia Civil do DF e à PMDF.
Ao Ministério da Justiça, que se fez presente por seu secretário executivo, Manoel Carlos.
E também à Superintendência da Polícia Federal no DF, que esteve representada pela Delegada Lucicléia Rollemberg.
Ao secretário de segurança do GDF, Sandro Avelar, que esteve conosco em todos os momentos.
À ministra do STJ, Daniela Teixeira, à ex-conselheira federal do DF, Carolina Petrarca, ao ex-presidente da OAB-AC e ex-conselheiro do CNJ, Marcos Vinícius Jardim, Wadih Damous, ex-presidente da OAB-RJ, Pedro Paulo de Medeiros, ex-conselheiro federal por Goiânia. Enfim, agradeço penhoradamente a todos e todas que se unem a nós em torno da reconstrução de nossa casa.”
Beto Simonetti, presidente do Conselho Federal da OAB
Fonte: Bahia Notícias