Sem categoria
Wagner ironiza oposição após encontro de Lula com Trump: ‘Estratégia virou pastel de vento’
O líder do governo no Senado, o baiano Jaques Wagner (PT), fez um balanço da viagem do presidente Lula à Malásia, que ficou marcada pelo encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizado no último domingo (26).
Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp
Com exclusividade ao BNews, Wagner disse que a aproximação institucional de Lula com o líder estadunidense esvazia o discurso da bancada de oposição, que enxerga nas sanções impostas por Trump ao Brasil o principal instrumento de pressão para uma possível anistia do ex-presidente Jair Bolsonaro e os demais condenados pela tentativa de golpe de Estado.
“Mais uma vez o presidente Lula se mostrou um grande estadista. Teve em dois países, na Indonésia e na Malásia. Na Malásia houve esse encontro [com Trump], que eu acho que foi fundamental. Eu acho que revelou que a estratégia montada pelos adversários foi um pastel de vento, sem conteúdo nenhum, que não se sustentou. E o presidente Trump, imagino eu, pensando nos interesses dos Estados Unidos, entendeu que tinha que negociar com aquele que legitimamente foi eleito no último ano”, disse Wagner.
“Então, eu acho que isso realmente deixou eles totalmente desprovidos, porque eles ancoraram toda a tática deles nesse episódio. Inclusive com o Eduardo Bolsonaro ficando lá fora, sendo um deputado home office, como se diz, ou seja, não vem aqui nunca e fica exercendo mandato de fora, falando mal do seu país”, acrescentou.
O senador comentou ainda sobre a tramitação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026 no Congresso Nacional. Wagner saiu em defesa do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, por tentar equacionar as perdas na arrecadação com a derrubada pela Câmara dos Deputados da Medida Provisória (MP) 1303, que aumentava a tributação de BETs, Bancos e Fintechs para, em seguida, em acordo com a Comissão Mista do Orçamento do Congresso, elaborar uma proposta que permita ao país cumprir as metas fiscais deste ano e do próximo.
“O Ministério está fazendo esse esforço, na medida que caiu a [medida provisória] 1303 . Evidentemente que comprometeu a expectativa de receita e agora nós estamos tentando outras formas e eu espero que encontre esse caminho, porque todos sabem que é ruim ficar sem a LDO e principalmente sem o orçamento”, disse o senador.
Fonte: BNews