Sem categoria
Congresso Procuradores: Ex-presidente da OAB-PR fala sobre assédio contra advogadas
A procuradora do município de Curitiba-PR e ex-presidente da OAB-PR, Marilena Winter, falou, nesta quarta-feira (29), durante o XX Congresso Brasileiro de Procuradoras e Procuradores Municipais, realizado em Salvador, sobre o assédio sofrido por advogadas motivadas pelo exercício da profissão.
“Isso acontece em diversas formas de atuação das mulheres, não especificamente na área de família, mas na área de família tem-se visto com maior frequência. E ela acontece e é combatida, inclusive, por meio da utilização dos processos disciplinares”, disse Winter.
Ela explanou como ocorre o assédio: “São aquelas denúncias contra advogadas que você vai depurar, vai mais a fundo, e verifica que aquilo é totalmente vazio, não existe fundamento, mas apenas uma forma, uma ferramenta para constranger, para tentar coibir, para tentar fazer com que aquela advogada retroceda na sua própria atuação profissional. Então é uma forma de tentar, por uma maneira ilícita, com um abuso até de direito, alcançar um objetivo no próprio processo, que é atacando a advogada”.
“Existe alguma visão distorcida, uma mentalidade de que é possível constranger uma mulher utilizando-se de ferramentas, e é o que o nome diz, é uma guerra processual, é um abuso de direito no âmbito do processo, numa tentativa de constranger aquela advogada, de criar barreiras, de criar empecilhos. Criam-se narrativas de que ela está excedendo as suas funções de advogada, enfim, isso se verifica concretamente dessa forma”, comentou a ex-presidente da OAB-PR.
Fonte: BNews

