Sem categoria
Curso de capacitação para ambulantes gera revolta entre trabalhadores em Salvador: “Esse ano tá uma p*taria”
Os ambulantes credenciados para atuar na Festa de Iemanjá e no Carnaval de Salvador 2026 participam, nesta quarta-feira (28), de um curso de capacitação profissional promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), na Arena A Tarde, em Salvador.
📲 Clique aqui e inscreva-se no canal do BNews no Youtube!
Um dos casos é o de Osvaldo, de 69 anos, que afirmou não ter conseguido receber o material mesmo após cumprir todas as exigências, durante entrevista ao BNews no programa Giro Baiana 2ª Edição, apresentado por Alex Torres.
“Fiz tudo direitinho, tirei a licença, conferi a lista, cheguei no horário no Rio Vermelho e meu nome não estava. Trabalho desde criança e, nessa idade, passo por isso”, desabafou.
Durante o curso, os ambulantes recebem informações sobre acondicionamento correto dos produtos, pontos de apoio como creches para filhos dos trabalhadores durante o Carnaval, localização de restaurantes populares, rotas de emergência, descarte adequado de resíduos e demais orientações para atuação nas festas.
A insatisfação também foi expressa pelo ambulante Neilton Brás, que criticou os critérios de análise e fiscalização realizados pela Prefeitura de Salvador.
“Esse ano está tudo errado. Tem gente que tira licença e não pode trabalhar, enquanto outros ocupam espaços sem autorização. Para pedir voto o prefeito sabe, mas agora parece que querem colocar a gente para baixo. Tem que ter regra e cada um no seu lugar”, afirmou.
A iniciativa tem como objetivo orientar os trabalhadores sobre boas práticas durante os festejos, direitos da categoria, regras de conduta e serviços disponibilizados pelo município. A equipe do BNews entrou em contato com a Semop e espera a resposta do órgão acerca das reclamações.
Assista ao Giro Baiana 2ª Edição na BNewsTV:
Fonte: BNews
