Saúde
Funcionários do Roberto Santos voltam a protestar contra fornecedora de alimentos
Funcionários e pacientes do Hospital Roberto Santos realizaram nesta quinta-feira (1º) contra a empresa Sabore, responsável pela alimentação dos pacientes e colaboradores da unidade de saúde.
Com cartazes e discursos, os manifestantes, além de exigirem a rescisão com a empresa, protestaram contra a exoneração da nutricionista Silvia Santos Pimentel.
Funcionários do Roberto Santos voltam a protestar contra fornecedora de alimentos https://t.co/lXbs0xY5lb
Com cartazes e discursos, os manifestantes, além de exigirem a rescisão com a empresa, protestaram contra a exoneração da nutricionista Silvia Santos Pimentel #BahiaNoticias pic.twitter.com/4KZAkGI4ZZ
emdash; Bahia Notícias (@BahiaNoticias) October 1, 2020
Um dos organizadores do ato, o sanitarista e nutricionista do Roberto Santos, Rafael Ramos, reclamou. “É uma empresa que está prestando um serviço de péssima qualidade. O almoço chega 17h, falta dieta enteral. Tudo gerou um desgaste muito grande dentro do hospital com os funcionários”, afirmou, em entrevista ao Bahia Notícias.
“Pedimos uma empresa que tenha condições de operar no maior hospital do Norte/Nordeste. É muito complexo. É um contra alto e envolve dieta enteral, alimentação de pacientes de toda a ordem. É para muita gente”, acrescentou.
Ele também criticou o secretário da Saúde do Estado (Sesab), Fábio Vilas-Boas. “O secretário de saúde, num movimento que achei equivocado, tirou a fiscal do contrato, em vez de tirar a empresa. Então botou mais lenha na fogueira”, disse o manifestante, ao se atribuir à Sílvia Pimentel a fiscalização do contrato.
Esta não é a primeira vez que funcionários protestam contra a empresa. Uma outra manifestação já havia acontecido na última segunda-feira (28) com a mesma pauta. No início do ano passado, colaboradores da Sabore também realizaram um protesto por conta de salários atrasados.
Na última semana, a mãe de uma bebê internada na unidade hospitalar divulgou imagens que mostram baratas dentro do kit de alimentação entregue criança pelo hospital (leia mais aqui).
Em nota, a Sesab não confirmou se ela fiscaliza o vínculo entre o hospital e a Sabore, mas informou que “a Sesab está em contato com a empresa para aferir as questões apontadas, bem como corrigir e/ou aperfeiçoar os processos de produção”.
Leia a nota da Sesab:
“Em 24 de setembro a Secretaria da Saúde do Estado inaugurou no Hospital Geral Roberto Santos a cozinha hospitalar mais moderna do Brasil. Foram investidos R$ 8 milhões entre obras e equipamentos em uma nova cozinha e refeitório, com capacidade de ofertar 7 mil refeições diárias.
A nova estrutura conta com climatização no refeitório e na área de produção, além de funcionar 100% a gás natural, o que é sinônimo de economia e eficiência energética. São cinco câmaras frias, sendo uma específica para alimentação enteral.
Também possui uma área denominada de cozinha experimental, onde são elaboradas e testadas novas receitas pelas nutricionistas e residentes da unidade hospitalar.
Em relação às reclamações contra a Sabore, a Sesab está em contato com a empresa para aferir as questões apontadas, bem como corrigir e/ou aperfeiçoar os processos de produção.”
O Bahia Notícias não conseguiu localizar a Sabore para se posicionar sobre as reclamações.
Fonte: Bahia Notícias