Saúde
Entidades criam rede global de laboratórios para comparar potenciais vacinas da Covid
Uma rede global de laboratórios foi montada por um grupo sem fins lucrativos para que sejam feitas análises de dados de potenciais vacinas contra a Covid-19. Reportagem do Estadão traz a informação de que o objetivo é permitir que cientistas e farmacêuticas comparem os imunizantes e acelerem o processo de seleção das doses mais eficazes.
A diretora de vacinação na Coalizão para Inovação na Preparação para Epidemias (CEPI), Melanie Saville, afirmou que a ideia é “comparar maçãs com outras maçãs” enquanto a indústria farmacêutica corre para desenvolver uma vacina eficaz que permita controlar a pandemia do novo coronavírus. A declaração foi dada à agência Reuters, antes do anúncio dos laboratórios envolvidos.
A rede inclui Europa, Ásia e América do Norte. Inicialmente seis laboratórios vão participar, no Canadá, Inglaterra, Itália, Holanda, Bangladesh e Índia, de acordo com a matéria do Estadão. As unidades vão centralizar a análise de amostras “como se todas as vacinas estivessem sendo testadas sob o mesmo teto”, explicou Melanie, que afirmou que a iniciativa tem como objetivo minimizar o risco de variação dos resultados.
Fonte: Bahia Notícias