Saúde
Daniela Mercury vira embaixadora de campanha de conscientização sobre glaucoma
A cantora Daniela Mercury será a embaixadora da campanha “Não perca seu mundo de vista, tenha um novo olhar para o glaucoma” que acontece em outubro, Mês Mundial da Visão. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o glaucoma é a segunda causa de cegueira no mundo, ficando atrás apenas da catarata. Entretanto, representa um desafio maior para a saúde pública do que a catarata, porque a cegueira causada pelo glaucoma é irreversível1 .
“Fiquei feliz em vestir essa camisa e lutar por uma causa tão importante para a saúde de todos. Por falta de conhecimento, algumas pessoas passam anos sem saber que têm glaucoma e consultar um especialista é fundamental. Houve, por exemplo, um caso de doença ocular na minha família e percebi o quanto um problema na visão pode impactar na saúde geral de uma pessoa. Mais do que nunca, precisamos divulgar e falar sobre este tema”, alertou a cantora.
Um levantamento feito pelo IBGE este ano apontou que mais da metade (53%) não sabe que o glaucoma é a doença com a maior probabilidade de causar um quadro de cegueira irreversível, 47% desconhecem a relação com a hereditariedade e 90% não associam a patologia com a afrodescendência. Pacientes com pressão intraocular elevada 3 também são mais vulneráveis ao glaucoma.
Segundo projeções do IAPB (Agência Internacional para Prevenção da Cegueira) existe cerca de 80 milhões de pessoas com glaucoma em todo o mundo e estimativas apontam que 3,2 milhões delas ficariam cegas devido à doença até o final de 20203. Estima-se ainda que entre 2 a 3% da população brasileira acima de 40 anos possam ter glaucoma, o que representa cerca de 1,5 milhão de pessoas.
Fonte: Bahia Notícias