Sem categoria
Eleitorado diminui em Jequié e número de candidatos a vereador quase dobra
Há dois meses das realizações das eleições municipais, a Polícia Federal chegou até à cidade de Jequié, no sudoeste baiano, com a missão de cumprir mandados de apreensão e medidas cautelares. O órgão sabia que ali, supostamente, havia fraudes a direitos trabalhistas e desvio de verbas públicas.
O então prefeito Sérgio Gameleira (PSB), que ganhou as eleições com quase o dobro de voto do seu oponente, foi afastado do cargo pelo prazo de 60 dias, ao mesmo tempo em que, num cenário de incertezas, lançavam-se à disputa seis candidatos ao maior cargo do poder municipal.
Dr. Fernando (PSD), Rita Rodrigues (PC do B), Pé Roxo (PSOL), Tom Legal (PRTB), Zé Cocá (PP) e James Meira (Patriota) buscam ocupar a maior cadeira da gestão municipal da cidade com 108.875 eleitores, 0,59% a menos que em 2016 (109.526).
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, o número de pessoas que querem ser vereadores cresceu 41,6%. Em 2016, 245 pessoas registraram candidatura, neste ano foram 347. Cinco deles buscam exercer o mandato por mais quatro anos.
Ainda de acordo com dados do órgão, a maioria do eleitorado possui entre 35 a 39 anos, é solteira (63,1%), do sexo feminino (53,4%) e tem o ensino médio completo (29,36%).
Fonte: BNews