Saúde

Sobrecarga nos joelhos é a principal causa de condromalácia patelar; entenda

Denominada condromalácia patelar, doença associada ao amolecimento da cartilagem e o aparecimento de lesões resultantes de sobrecarga, é uma das principais causas de dores nos joelhos, principalmente em sua parte frontal. A orientação para evitar agravamento do problema, que pode ser tratado sem a necessidade de intervenção cirúrgica, é procurar um ortopedista especialista em joelhos aos primeiros sinais de inchaços e dores intensas. 

O joelho é umas das articulações mais exigidas do corpo humano, responsável por absorver uma série de impactos de movimentos e de atividades realizadas diariamente. Esses impactos, a depender da intensidade, acarretam aumento da pressão entre o osso da patela, localizado na parte frontal do joelho, e a tróclea, sulco sobre o qual ela está apoiada. Atividades físicas de alto impacto, como a corrida e o salto, podem acelerar esse processo.

 
Se não tratada, a pressão pode causar lesões na cartilagem articular dos joelhos, uma das mais espessas do corpo humano, iniciando um ciclo de dores se intensificam à medida que a lesão se aprofunda. A consequência pode ser uma redução da espessura da cartilagem. A persistência da sobrecarga pode levar inclusive ao desenvolvimento de artrose no joelho.

O tratamento da condromalácia patelar é desenvolvido sob medida para cada paciente, pois a sobrecarga no osso da patela e sua articulação pode ser resultado de diferentes situações. A necessidade imediata é identificar e eliminar essas ocorrências. 

Para um diagnóstico preciso, o paciente será encaminhado para fazer exames de imagem e, se constatadas as lesões na cartilagem da articulação, o tratamento será iniciado a fim de erradicar a dor e evitar a piora do quadro.

Saiba as causas mais frequentes de sobrecarga na patela do joelho:

ebull;Vícios de movimento: Para pacientes que “pisam torto”, ou seja, não mantêm os membros inferiores bem alinhados na hora de correr, agachar ou levantar, o tratamento é focado na correção e melhoramento do movimento;

 

ebull;Musculatura fraca das pernas: Músculos mais fortes atuam em conjunto com ossos e cartilagens para sustentar o corpo e, por isso, aliviam a dor nos joelhos. Nesses casos, seções de musculação para fortalecer a massa muscular das pernas integrarão o tratamento;

 

ebull;Quadris com pouca estabilidade: Uma das funções da musculatura do quadril é manter as pernas firmes e alinhadas, porém, se ela é pouco estável, pode acabar por forçar os joelhos. Musculação e fisioterapia são essenciais para recuperação do paciente;

 

ebull;Exercícios de alto impacto: A prática de exercícios de alto impacto sem supervisão de profissionais do esporte e da saúde e o uso de tênis não apropriados podem sobrecarregar os joelhos. É preciso repensar com o ortopedista sua rotina de esportes.

Fonte: Bahia Notícias

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close