Brasil
I Congresso Regional da Amab terá presença de conselheiros do CNJ, ministro do STJ e magistrados do TJ-BA
A Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), a Escola de Magistrados da Bahia (Emab) e a Prefeitura de Vitória da Conquista promovem nos dias 13 e 14 de Junho o I Congresso Regional da Amab – Atualização e os Desafios da Atividade Judicante. O objetivo do evento é a integração entre os magistrados baianos aos demais operadores do Direito e da sociedade, promovendo a atualização jurídica e o debate acadêmico com temas da atividade judicante .
Poderão participar do evento magistrados da Bahia, membros do MP, defensores públicos, procuradores, advogados e estudantes do Direito. A inscrição é gratuita e pode ser feita através do seguinte link: https://amab.com.br/congresso-regional.
De acordo com o presidente da Amab, desembargador Julio Travessa, esse evento é importante não só para valorizar a magistratura, como também fortalecer o serviço da Justiça nas cidades distantes da capital. “Um evento deste porte realizado em cidades do interior valoriza a Justiça local, permitindo que todos os operadores do Direito possam ser beneficiados com uma programação tão importante, que traz reflexões sobre uma nova era vivenciada pela magistratura”.
O diretor-geral da Emab, juiz Marcelo Lagrota, explica que a programação foi cuidadosamente planejada para atender as necessidades da magistratura, proporcionando novas reflexões sobre o ofício de julgar. “Nós tivemos a preocupação de apresentar uma grade com nomes de destaque do Direito para debaterem relevantes temas para as juízas e juízes da Bahia e toda a comunidade jurídica”.
O procurador-geral do município de Vitória da Conquista, Jonathan Meireles, afirma que a realização deste evento na cidade traz holofotes para o município. “Esse evento simboliza uma importância do município de Vitória da Conquista na comunidade jurídica e desperta o olhar das autoridades para investir, cada vez mais, na prestação do serviço jurisdicional, favorecendo os cidadãos conquistenses que mais precisam da Justiça”.
Veja abaixo a programação:
Quinta-feira (13)
18h: Credenciamento
19h: Mesa de abertura
19h15: Palestra de abertura com o presidente do Instituto Sigilo, Victor Hugo Pereira Gonçalves, com o tema “A Magistratura e os Desafios da Proteção Jurídica dos Dados Pessoais”
Sexta-feira (14)
8h: Recepção
Painel 1:
9h: Palestra da juíza Julianne Nogueira sobre o “Protocolo para julgamento com perspectivas de gênero e escuta protegida”
Painel 2
9h50: Palestra do procurador-geral do município, Jonathan Meireles, sobre “Extinção de execuções fiscais de pequena monta (Res.547/CNJ)”
11h: Palestra do juiz estadual e instrutor do CNJ, Fernando Cury, sobre “A estrutura de trabalho dos juízes e a Resolução 219, do CNJ”
12h: Intervalo para almoço
13h30: Retorno do almoço
14h: Palestra da juíza e conselheira do CNJ, Renata Gil, sobre a “Magistratura nas Redes Sociais”
Palestra do conselheiro do CNJ e ouvidor nacional de Justiça, Marcello Terto, sobre “Demandas predatórias e inteligência artificial na Jurisdição”
Palestra do juiz Carlos Eduardo da Silva Camillo sobre “O uso de agentes GPTs no serviço auxiliar de cartório e assessoria do Magistrado”
15h30: Palestra do conselheiro do CNJ, João Paulo Schoucair, sobre “Juiz das Garantias e Audiências de Custódia”.
16h30: Palestra do ministro Rogério Schietti, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), sobre os “Desafios da Magistratura longe das capitais brasileiras”.
Fonte: Bahia Notícias