Saúde

Hospital do Homem de Salvador será gerido pela OSID após inauguração; novo contrato é oficializado com a SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) firmou e oficializou contrato com a Associação Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) para a gestão do Hospital Municipal do Homem (HMH), localizado na Cidade Baixa, em Salvador. A medida foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM), da última sexta-feira (24). 

 

De acordo com o ato, a parceria terá um valor global de R$ 246.537.964,66. Com a oficialização, a OSID vai atuar nas atividades de planejamento, operacionalização e execução das ações e dos serviços do novo equipamento que será inaugurado na capital baiana. A organização social já estava à frente do antigo Hospital Sagrada Família, localizado no espaço onde o HMH será instalado.  

 

Por conta da transformação do equipamento de saúde e do projeto que altera o local de Sagrada Família para Hospital do Homem, foi feita uma nova licitação para selecionar uma OS. A recente medida oficializa o ato já previsto entre a SMS e a empresa. 

 

A informação do novo processo licitatório já tinha sido antecipada pela reportagem do Bahia Notícias em fevereiro deste ano. Na época, a vice-prefeita da capital baiana e titular da SMS, Ana Paula Matos, revelou ao BN, que o novo contrato seria firmado quando o equipamento passasse pela reformulação e tivesse o novo perfil e formato de Hospital de Homem. Na ocasião, a secretária tinha informado que o contrato com a empresa seria transformado temporariamente adicionando novos serviços e atendimentos, além de manter a OS e realizar a nova licitação. 

 

“O Hospital do Homem, a gente tem hoje a Osid operando lá [no Sagrada Família] que começou com um perfil das síndromes gripais. Então a gente está transformando esse contrato temporariamente no contrato que vai manter essas síndromes gripais virtuais e quando ainda tiver nesse pós-covid-19 acrescendo os serviços vasculares e do homem”, explicou Matos em entrevista ao Bahia Notícias.  

 

“Então, por enquanto, mantém a mesma instituição que já está operando. Aí depois, quando tiver consolidado o perfil só do homem. Aí sim, a gente faz uma nova licitação”, indicou a secretária.

 

PERFIL DE ATENDIMENTO

Desde a pandemia, a unidade estava funcionando como referência e perfil de síndromes gripais, onde foi prestado atendimentos de Covid-19. Com a mudança no perfil de atendimento, o equipamento realizará atendimentos de serviços vasculares, além de ala de cirurgias eletivas para os homens de Salvador. 

 

“A gente fala muito do Hospital do Homem, mas ele é vascular e do homem. Será para ver muitas pessoas que têm doenças crônicas, que acabaram não fazendo a prevenção adequadamente na época da pandemia. Terão todo cuidado lá, a gente já está com hemodinâmica, estamos reformando a área da câmara hiperbárica, vai ter exames de imagem, além das cirurgias relativas do homem”, anunciou Ana Paula Matos ao BN.

Fonte: Bahia Notícias

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close