Brasil
Semana Estadual de Conciliação começa nesta segunda com roda de conversa e ônibus Cejusc itinerante
A Semana Estadual de Conciliação inicia nesta segunda-feira (10). A cerimônia de abertura ocorre às 11h, no auditório do Prédio Anexo II do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), no CAB, e contará com uma roda de conversa acerca da importância da aplicação de métodos autocompositivos na resolução de conflitos.
O evento, realizado por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), em parceria com a Coordenação dos Juizados Especiais (Coje), terá a presença da presidente do TJ-BA, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende. Integrarão, também, a mesa de honra a supervisora do Nupemec, desembargadora Marielza Brandão Franco, e o coordenador dos Juizados Especiais, desembargador Paulo Alberto Nunes Chenaud.
Participam como debatedores: o juiz André Gomma, titular da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Camaçari; a servidora Jéssica Paixão, do Núcleo de Justiça Restaurativa de 2º Grau; e o professor Thiago Papaterra, supervisor do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc) na comarca de Camaçari.
O trabalho concentrado, com vistas a estimular a resolução pacífica de conflitos nas áreas de família, cível e de consumo, ocorre de 10 a 14 de junho. Divórcio, pensão alimentícia, guarda, reconhecimento espontâneo de paternidade, renegociação de dívidas e questões de vizinhança são exemplos de conflitos que poderão ser resolvidos por meio da conciliação e homologados por um juiz.
Durante a Semana, o TJ-BA estará com o ônibus Cejusc Itinerante no estacionamento do Dique do Tororó, em frente à Arena Fonte Nova, das 9h às 17h, para a realização das audiências de conciliação e de exames de investigação de paternidade.
Parceiras da Justiça, diversas empresas de serviços aderiram à iniciativa e peticionaram mais de 3 mil pedidos de audiência para resolverem, de forma amigável, processos em andamento.?Os cidadãos com questões já judicializadas nas referidas áreas, também, puderam requerer, por meio de advogado, a designação de audiência de conciliação ao juiz do processo.
Questões ainda não judicializadas, igualmente, poderão ser solucionadas durante a Semana Estadual de Conciliação. Nesse caso, a solicitação é feita diretamente no Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos. Confira onde encontrar um Cejusc.
Fonte: Bahia Notícias