Brasil

Ação resgata baianos em plantação de café em Minas; grupo não tinha água tratada e moradia era precária

Cinco trabalhadores baianos foram resgatados em plantações de café em Alpinópolis, em Minas Gerais (MG). Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, o grupo trabalhava sem carteira assinada e morava em um espaço de quase 20 metros quadrados, próximo a um curral. O resgate foi divulgado na noite desta quarta-feira (19) e ocorreu na última sexta-feira (14).

 

Conforme relatório, o alojamento tinha dois cômodos sem condições mínimas de higiene asseio. Em um deles havia camas e colchões improvisados com restos de madeira. No outro, além da situação semelhante, havia muito lixo no entorno. Objetos pessoais e mantimentos ficavam espalhados pelo chão, misturados ao lixo e à poeira, e as instalações elétricas estavam protegidas.

 

A água usada era proveniente de minas subterrâneas, sem qualquer processo de purificação e tratamento, sendo armazenada em condições precárias. Após serem retirados da propriedade, os trabalhadores receberam o pagamento das verbas rescisórias devidas, no total de R$ 43,5 mil pagos pelo empregador após mediação realizada pela auditoria fiscal do Trabalho.

 

Os trabalhadores também receberam também passagens de volta para as cidades de origem. Diante da situação, o empregador foi notificado a adotar providências imediatas. 

Fonte: Bahia Notícias

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close