Brasil
Com mais de 30 anos de MP-BA, Adalvo Nunes Dourado Júnior é empossado procurador de Justiça
O promotor Adalvo Nunes Dourado Júnior tomou posse como procurador de Justiça do Ministério Público da Bahia (MP-BA) nesta segunda-feira (29). A sessão solene do Colégio de Procuradores, presidida pelo procurador-geral de Justiça Pedro Maia Souza Marques, foi realizada no auditório do MP-BA, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
Maia exaltou o comprometimento e a dedicação de Adalvo Nunes ao longo de sua trajetória no Ministério Público, rememorando momentos marcantes de sua carreira. “O comprometimento de Adalvo com o Ministério Público é inquestionável. Mesmo em momentos difíceis, como a perda de seu pai, ele manteve sua dedicação incansável à instituição,” frisou o PGJ, ressaltando que o novo procurador não se afastou de suas funções.
Pedro Maia também sublinhou a capacidade do procurador empossado e sua competência para o trabalho em equipe. “Seu conhecimento e seu companheirismo são valores que muito contribuirão para o segundo grau do Ministério Público,” afirmou, reconhecendo a importância do novo procurador em sua própria trajetória profissional.
“Sem a convivência, sem a presença de Adalvo em toda a minha carreira institucional, eu jamais estaria sentado nessa cadeira de procurador-geral de Justiça, nem jamais conseguiria formular essas ideias e esse pensamento institucional que hoje conseguimos”, frisou.
Em seu discurso, Adalvo Dourado ressaltou seus 31 anos de serviço no Ministério Público, destacando a importância de atuar com integridade e dedicação. “A boa-fé deve ser compreendida não apenas como arquétipo de conduta, mas também como a vontade propriamente dita,” explicou.
Ele reafirmou seu compromisso de continuar atuando de forma harmônica e cooperativa com seus colegas, sempre buscando a justiça e a defesa dos direitos fundamentais. “Destarte, urge a intensificação de nossos esforços pela garantia dos direitos fundamentais estabelecidos na Carta Magna, seja mediante as atividades de controle propriamente ditas, como também por meio da indução de políticas públicas específicas,” declarou Adalvo Dourado, sublinhando a nobre missão do Ministério Público de defender o regime democrático de direito e promover a justiça social.
Ao final de seu discurso, o mais novo membro do segundo grau do MP baiano expressou sua profunda gratidão à sua família e ao procurador-geral Pedro Maia. “Agradeço aos meus pais, por todo amor e empenho em me proporcionar as condições necessárias para meu desenvolvimento; à minha esposa, Mônica, minha alma gêmea e companheira de todas as jornadas, por me presentear com a felicidade de viver o verdadeiro amor e constituir a família que sempre sonhei. Às minhas filhas, Alice, Janaína e Mariana, que são a principal razão do meu compromisso em lutar por um mundo melhor. E ao procurador-geral Pedro Maia, cuja gestão profícua e vanguardista tem sido inspiradora,” afirmou, reforçando seu compromisso com a instituição.
Adalvo Nunes Dourado ingressou no MP-BA em 1993 e atuou como promotor de Justiça nas comarcas de Paramirim, Maracás, Coração de Maria, Uruçuca, Santo Antônio de Jesus e Feira de Santana, antes de ser promovido para Salvador em 2003. Na capital, desempenhou papéis significativos, atuando na 2ª Vara de Tóxicos e, posteriormente, tornando-se promotor de Justiça de Família. Adalvo Nunes ocupou diversas funções de liderança, à frente dos Centros de Apoio Operacional Cível e Eleitoral, sendo promotor corregedor, chefe de gabinete, coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, e do Centro Operacional de Defesa da Educação. Antes de sua promoção por merecimento a procurador de Justiça, ocupava pela segunda vez o cargo de assessor especial.
O promotor de Justiça Marcelo Miranda, presidente da Associação do Ministério Público da Bahia (Ampeb), saudou o empossado, destacando suas qualidades e expressando orgulho em vê-lo alçado ao segundo grau da Instituição. “Adalvo tem muito serviço prestado a essa instituição e leva essa experiência para o segundo grau,” disse Miranda.
Após a posse, Adalvo Nunes recebeu a mais alta condecoração do MP, a medalha e o diploma da Ordem do Mérito do Ministério Público do Estado da Bahia, entregues por sua esposa, Mônica Dominguez Dourado, sua mãe, Iara da Silva Dourado, e sua filha, Mariana Dominguez Dourado.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o desembargador Lidivaldo Britto, representando a presidência do Tribunal de Justiça da Bahia; a procuradora-Geral Adjunta do Estado da Bahia, Norma Angélica Cavalcanti; o corregedor-geral do Ministério Público do Estado da Bahia, Paulo Marcelo Costa; o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, conselheiro Marcos Presídio; a ouvidora do Ministério Público do Estado da Bahia, procuradora de Justiça Elza Maria de Souza; o procurador-geral Adjunto para Assuntos Administrativos do Estado, Ricardo José Costa Villaça, representando o Governo do Estado; o procurador da República, Fábio Conrado Loula; o defensor Público, Daniel Soeiro; a diretora da Escola Superior Orlando Gomes, Taís Bandeira, representando a Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Bahia; e o presidente da Associação do Ministério Público da Bahia, Marcelo Moreira Miranda. Além disso, estiveram presentes procuradores e promotores de Justiça, magistrados, autoridades civis e militares, advogados, servidores, estagiários, familiares e amigos.
Fonte: Bahia Notícias