Saúde

Primeira menstruação de mulheres tem acontecido acontece cada vez mais cedo, diz estudo da Harvard

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Harvard nos Estados Unidos apontou que a primeira menstruação da vida de uma mulher está acontecendo cada vez mais cedo, comparado às gerações anteriores. De acordo com o levantamento, a idade média das meninas na menarca (primeira menstruação) caiu de 12,5 anos entre as nascidas de 1950 a 1969 para 11,9 anos nascidas de 2000 a 2005. 

 

De acordo com a pesquisa, via Portal Metrópoles, entre os motivos para a menstruação cada vez mais precoce estão a obesidade infantil, exposição a produtos químicos desreguladores endócrinos, mentais ou os poluentes atmosféricos, além de fatores ambientais, estresse psicossocial e experiências adversas na infância. 

 

Ao estudar dados de aproximadamente 71,3 mil norte-americanas, os pesquisadores constataram que a mudança na faixa-etária em que se menstrua pela primeira vez é mais evidente em meninas pertencentes a minorias étnicas e a grupos socioeconômicos mais vulneráveis. 

 

As entrevistadas da pesquisa eram usuárias do aplicativo de monitoramento de saúde da Apple e concordaram em compartilhar informações referentes ao nível socioeconômico, duração e regularidade dos ciclos menstruais e saúde ginecológica.

Fonte: Bahia Notícias

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close