Brasil
Em viagem oficial, Barroso debate iniciativas de cooperação entre Brasil e China
À convite do Supremo Tribunal Popular da China, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, está em viagem oficial no país. Conforme o STF, a missão tem o objetivo de encontrar áreas de interesse comum para o lançamento de iniciativas de cooperação bilateral e aprofundar o conhecimento mútuo dos sistemas judiciais de cada país.
Na segunda-feira (1º), Barroso, acompanhado pelo embaixador do Brasil em Pequim, Marcos Galvão, reuniu-se com o presidente do Supremo Tribunal Popular, Zhang Jun. Os dois expuseram os principais desafios do Poder Judiciário de seus respectivos países e apresentaram as linhas gerais de projetos para aumentar a eficiência e a transparência da Justiça.
Barroso falou sobre a expectativa de poder usar diferentes plataformas, como o BRICS, para continuar aprofundando o intercâmbio com o lado chinês. O tema da utilização da inteligência artificial no sistema processual, sobretudo para a busca de precedentes, foi amplamente debatido entre os presidentes das duas cortes. Brasil e China avaliarão a possibilidade de lançar projeto de cooperação nessa área.
Após a reunião, o presidente do STF visitou o Museu da Corte da China, que apresenta a evolução do Poder Judiciário chinês, e o Laboratório do Tribunal Inteligente, que implantou um modelo de tribunais exclusivamente online e coordena o processo de supervisão e avaliação do Poder Judiciário.
Na terça-feira (2), o ministro Barroso falou para cerca de 300 juízes chineses sobre “Inteligência Artificial, Democracia e Mudança do Clima” na Escola Nacional da Magistratura e se reuniu com o presidente da escola, Li Chengyu. Os temas da palestra despertaram forte interesse do público, que enfrentam desafios similares em suas áreas de atuação.
Nesta quarta-feira (3), o ministro se reuniu pela manhã com Wu Weihua, vice-presidente do Comitê Permanente do Congresso Nacional do Povo da China. No final da tarde, Barroso viajou para Xangai, onde encontrou-se com Jia Yu, presidente do Tribunal Popular Superior de Xangai, e Lu Weimin, vice-presidente. Amanhã, ele participa da abertura da Conferência Mundial sobre Inteligência Artificial (WCAI) e da Conferência de Alto Nível sobre Governança Global da Inteligência Artificial (HLGAI).
Fonte: Bahia Notícias