Saúde

Prefeitura entrega Centro de Acolhimento ao Educador com psicólogos para cuidar da saúde mental de professores de Salvador

 

Os professores da rede municipal de ensino de Salvador receberam nesta quinta-feira (4) um espaço dedicado ao acolhimento e à melhoria da qualidade de vida e bem-estar destes profissionais, tão importantes para o desenvolvimento dos jovens da cidade. A Prefeitura entregou o Centro de Acolhimento ao Educador Tereza Cristina Santos, que vai funcionar no Edifício Big, localizado na Praça da Inglaterra, no Comércio. A inauguração contou com a presença do prefeito Bruno Reis, de Thiago Dantas, secretário municipal de Educação (Smed), e de outras autoridades.

 

O novo equipamento vai promover o cuidado de saúde mental aos profissionais da carreira do magistério da rede pública de ensino. O espaço contará com 50 psicólogos, integrantes da Diretoria de Gestão de Pessoas (Dgesp) da Smed, que atuarão em três linhas de cuidado: acolhimento e suporte psicológico individual e intervenções grupais; promoção e prevenção em saúde mental no trabalho; e equidade, qualidade de vida e bem-estar. Os atendimentos vão ocorrer de forma individualizada e em grupos.

 

“Mais uma excelente ideia da nossa gestão na área de educação. Aqui, o objetivo é acolher quem acolhe, cuidar de quem cuida. São mais de 50 psicólogos que vão estar aqui para atender à nossa rede, dando todo o suporte aos nossos educadores que precisam de um acompanhamento de um psicólogo, que precisam de apoio para questões emocionais. Ou seja, para cuidar de vocês, que são fundamentais para a gente fazer uma educação cada vez mais de qualidade”, afirmou Bruno Reis.

 

O Centro de Acolhimento ao Educador Tereza Cristina Santos funcionará de segunda a sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino, e contará com oito salas de atendimentos individuais, uma sala para atendimento em grupo, recepção e sala de espera. A expectativa é que o espaço atenda até 50 pessoas simultaneamente.

 

Segundo o titular da Smed, Thiago Dantas, a entrega é um marco para o ensino municipal. “A rede passa a ter um espaço dedicado ao acolhimento do educador, a cuidar de quem cuida. A Prefeitura dotou a rede de psicólogos para poder fazer uma série de trabalhos, desde atendimentos individualizados até acompanhamento de demandas nas escolas, passando também pela formação. Tudo isso como uma ação de valorização e de reconhecimento da importância do trabalho dos educadores de Salvador”, disse.

 

Os atendimentos serão previamente agendados por meio de link de acesso ao formulário de inscrição, a ser disponibilizado no portal da Smed. “A Diretoria de Gestão de Pessoas foi criada neste ano e já faz uma primeira grande entrega, que é olhar as pessoas sob uma perspectiva de acolhimento. São estes profissionais que vão orientar o funcionamento deste espaço e acolher os educadores da melhor maneira possível”, explicou Thiago Dantas. 

 

A escolha do nome do Centro de Acolhimento ao Educador se deu em homenagem à ex-servidora da educação municipal Tereza Cristian Santos, que por mais de quatro décadas contribuiu para uma vivência acolhedora e humanizada, muito significativa aos servidores da Secretaria Municipal de Educação. 

Fonte: Bahia Notícias

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close