Brasil

Foto do desembargador Nilson Soares Castelo Branco é a 52º a ocupar a galeria de ex-presidentes do TJ-BA

“Busco a cada dia deixar um legado como o seu, aqui, no nosso Tribunal”, disse a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, olhando carinhosamente o homenageado. 

 

A aposição da foto do desembargador Nilson Soares Castelo Branco, na Galeria de Ex-Presidentes do TJ-BA, ocorreu nesta sexta-feira (7), no Átrio da Corte. A cerimônia, que reuniu familiares, magistrados, advogados, assessores e amigos do desembargador, marcou o encerramento do ciclo da sua gestão (fev.2022 a fev.2024). Ele é o 52º a integrar a Galeria.  

 

HOMENAGENS  

 

Em seu discurso, a presidente Cynthia Resende elogiou a integridade do homenageado e rememorou aspectos marcantes da gestão dele. “Vínhamos de uma pandemia, com servidores e magistrados desmotivados e, em dois anos, Vossa Excelência levantou este Tribunal e motivou a todos”, frisou. Ela destacou o que considera como maior legado deixado pelo desembargador Nilson Castelo Branco, ou seja, “é a imagem de seriedade que o Tribunal deve ter. Vossa Excelência foi imprescindível nesse resgate”, disse, reiterando a relação de amizade e gratidão que nutre com o magistrado. 

 

“Muitas foram as realizações registradas nos Anais deste tribunal, mas penso que a grande lição foi a sua postura democrática. Um espírito aberto ao diálogo”, disse o presidente da Comissão de Memórias do TJ-BA, desembargador Cássio Miranda, ao falar sobre o ex-presidente da Corte. E, de forma contundente, ele frisou: “É nosso dever e nossa salvação sermos gratos ao desembargador Nilson Castelo Branco por tudo que ele fez pelo nosso Tribunal e ainda haverá de fazer”. 

 

AGRADECIMENTO 

Ao discursar para os presentes, o desembargador Nilson Soares expressou gratidão pelas homenagens e falou da sua sucessora. “Minha querida presidente iniciou sua gestão com eficiência, com perspectiva de alcançar o Prêmio Diamante junto ao Conselho Nacional de Justiça”, disse, em tom de esperança. De forma similar, demonstrou felicidade pelo tribunal mais antigo das américas ser presidido por uma mulher e falou sobre a presença feminina no poder.  “É fato que o equilíbrio de gênero no Tribunal Pleno cada vez mais avança, entretanto precisamos, como reparação histórica, que mais mulheres se façam mais presentes naquela Galeria”. 

 

O magistrado falou do orgulho de ter a própria foto “ao lado de eminentes desembargadores que fizeram história”, ao passo que agradecia a magistrados, secretários, servidores e terceirizados, que colaboraram durante sua gestão.

 

De forma similar, demonstrou gratidão à Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB); à Ordem dos Advogados da Bahia (OAB-BA); à Defensoria Pública; ao Ministério Público; aos advogados; e aos familiares. “Agradeço à minha família, representada pela minha mulher, Suzane Faillace Castelo Branco, que soube comemorar os momentos de felicidade e alegria durante o meu exercício como presidente”.  

Fonte: Bahia Notícias

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close