Saúde
Urologista explica sobre estética e cirurgia plástica genital; procedimento ganha espaço entre o público masculino
Os procedimentos visam não só melhorias estéticas, mas também podem corrigir problemas funcionais. Eles não afetam a fertilidade e não trazem malefício à vida sexual do homem
No dia 15 de julho, celebramos o Dia do Homem, uma data que reforça a importância do cuidado com a saúde masculina em todas as suas dimensões. Este ano, além de destacar a necessidade de exames preventivos e práticas de vida saudáveis, queremos trazer à luz um tema ainda pouco discutido, mas de grande relevância: a estética genital masculina.
A preocupação com a estética não é exclusividade feminina. Cada vez mais, homens estão se conscientizando da importância do autocuidado, incluindo a estética genital, como parte integral da saúde e bem-estar. Questões estéticas podem impactar diretamente a autoestima e a qualidade de vida, influenciando as relações interpessoais e a saúde mental.
Os homens têm procurado cada vez mais procedimentos de estética genital, como redução do tamanho da bolsa escrotal, chamada de escrotoplastia, e lipoaspiração da gordura suprapúbica. Esses tratamentos não são contraindicados pelas sociedades médicas, ao contrário de outros, como alongamento com extensores ou engrossamento peniano, que podem causar danos ao órgão.
As entidades médicas proíbem técnicas de alongamento ou aumento peniano para quem tem o órgão de tamanho considerado normal (em média 9,16 cm em estado flácido), pois não há estudos científicos que comprovem o benefício do procedimento, e tais intervenções no pênis podem gerar deformidades e perda da função.
De acordo com o urologista especializado em reconstrução genital e que atua em grupos de pesquisa de procedimentos para melhorar a estética genital, inclusive em pacientes amputados, Dr. Ubirajara Barroso Jr., a procura pelos tratamentos tem aumentado uma média de 20%. “Antes os homens procuravam exclusivamente formas de aumentar o pênis, agora descobriram que alguns procedimentos simples podem aparentar um pênis maior”, diz o médico.
A realização de procedimentos estéticos genitais pode trazer diversos benefícios, como: aumento da autoestima e confiança pessoal, melhoria na função sexual, redução de desconfortos físicos em situações cotidianas, promoção de uma melhor higiene íntima.
ESTÉTICA GENITAL
A busca por procedimentos estéticos genitais pelo público masculino tem crescido nos últimos anos. Esses procedimentos não só visam melhorias estéticas, mas também podem corrigir problemas funcionais, proporcionando maior conforto e bem-estar. Entre os procedimentos mais comuns estão a retirada da gordura do púbis, a correção de curvatura peniana, prega penoescrotal, escrotoplastia e a bioplastia peniana.
Dr. Barroso explica que em razão de algumas doenças como hidrocele, varicocele, linfedema, decorrente de cirurgia bariátrica ou até mesmo pela idade, o escroto pode ficar baixo, disforme e ter o seu tamanho aumentado causando dor e/ou desconforto. Nesses casos, alguns procedimentos cirúrgicos são recomendados visando corrigir os defeitos relacionados à genitália e devolvendo a autoestima do paciente.
Os procedimentos estéticos com toxina botulínica para deixar o escroto com aspecto menos rugoso têm sido comentados de forma recorrente.
“Esse tratamento, por sua vez, precisa de manutenção e atua apenas na rugosidade e não no excesso de pele, já a escrotoplastia traz mais benefícios de forma prolongada”, destaca o médico para procedimento que elimina o excesso de pele garantindo a redução da rugosidade e a suspensão da região, que traz um aspecto de pênis maior.
“Primeiramente, é um procedimento estético, assim como as mulheres têm direito a fazer procedimento estético, os homens também têm, isso é uma procura cada vez maior. Entretanto, para uma decisão de qualquer procedimento estético, é preciso que o suficiente pelo médico sabendo o que é a normalidade no tamanho peniano, porque muitos homens sub-superestimam o tamanho médio do pênis. Importante lembrar que o peniano não é algo que as mulheres têm como”, explicou o especialista.
O Dia do Homem é uma oportunidade para quebrar tabus e ampliar o diálogo sobre temas como a estética genital masculina. Promover a conscientização e a educação sobre esses cuidados é um passo importante para que mais homens se sintam à vontade para buscar melhorias que impactem positivamente sua saúde e qualidade de vida.
Fonte: Bahia Notícias