Saúde
2ª edição do Simpósio do Hospital da Obesidade inicia programação com palestras em Salvador
O Hospital da Obesidade deu início, na manhã deste sábado (10), à 2ª edição do seu Simpósio. Com a participação de especialistas, ao longo da programação serão abordados temas relacionados aos avanços, estratégias e novas abordagens no tratamento da obesidade. O evento, realizado no auditório do Hotel Deville Prime, no bairro de Itapuã, em Salvador, contará ainda com a presença dos palestrantes Dr. Victor Sorrentino, Dra. Nathércia Percegoni e Dr. Sérgio Braga.
Em entrevista ao BN Hall, o diretor técnico do Hospital, o endocrinologista Dr. Sérgio Braga, comentou sobre a relevância de discutir o tema nos dias atuais. “O objetivo deste evento é divulgar o nosso trabalho para a comunidade científica baiana. Nós fazemos um trabalho diferenciado com o paciente obeso. Nós internamos o paciente e contamos com toda uma equipe transdisciplinar que oferece esse suporte, com foco em mudanças comportamentais e de estilo de vida, baseadas em pilares como atividade física, dieta e modificação de hábitos”, destacou.
O médico Caiaque Petronilo, que atua no Hospital, comentou sobre a importância do tratamento direcionado. “Nem sempre o paciente com grande peso pode ser tratado da melhor maneira e, às vezes, necessita de internação hospitalar. Este é um evento que consagra o trabalho realizado e reúne profissionais, principalmente da área de saúde”, afirmou em conversa com o Hall. “A obesidade é uma patologia, uma doença. Muitas vezes, ainda não é tratada como tal, então é comum as pessoas pensarem que ganhar um pouco de peso não tem nenhum problema. Mas, como diversas outras patologias, é importante que o paciente seja identificado, diagnosticado adequadamente como obeso e, a partir disso, seja encaminhado para profissionais que tenham experiência no cuidado desse tipo de paciente”, completou.
De acordo com o gerente de marketing, Emanuel Soares, o Hospital da Obesidade já atendeu, ao todo, cerca de 3 mil pessoas, todas portadoras da doença. “Hoje, temos uma estrutura preparada para atender 120 pessoas internadas, tanto para realizar a cirurgia bariátrica – onde os pacientes se preparam para fazê-la de forma mais segura – quanto para aqueles que não têm condições de passar pela cirurgia e precisam tratar a obesidade”, detalhou.
Para este sábado (10), está prevista uma série de atividades especiais. Os participantes terão a oportunidade de desfrutar de um almoço no Restaurante Casa Divina, localizado no bairro de Itapuã. Após a refeição, seguirão para uma visita às instalações do Hospital, em Catu de Abrantes, no município de Camaçari.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.
Fonte: Bahia Notícias