Saúde
Hospital da Obesidade realiza 2ª edição de Simpósio com foco em novas abordagens no tratamento da doença
No último sábado (10), o Hospital da Obesidade promoveu a 2ª edição do seu Simpósio, reunindo especialistas para discutir avanços, estratégias e novas abordagens no tratamento da obesidade. O evento aconteceu no auditório do Hotel Deville Prime, localizado no bairro de Itapuã, em Salvador, e contou com palestras de profissionais da área, incluindo o diretor técnico do hospital, Dr. Sérgio Braga, o médico e neurocientista Dr. Victor Sorrentino, pioneiro da Medicina Funcional Integrativa no Brasil, e a nutricionista Dra. Nathércia Percegoni, que atua há 25 anos no combate à obesidade.
A programação do simpósio abordou as principais causas e consequências da doença, ressaltando a importância de realizar o tratamento com a seriedade necessária. Emanuel Soares, gerente de marketing do hospital, destacou a importância de eventos como esse para conscientizar a sociedade sobre a obesidade como uma condição crônica que requer acompanhamento contínuo. “Muita gente acha que a obesidade é uma questão de estética, preguiça, comportamento. E não é, é uma doença, tem SID, é uma doença crônica. A pessoa tem que ter acompanhamento e tratamento a vida inteira. A gente percebeu que não havia essa seriedade (…), daí a ideia de estar fazendo esses eventos”, afirmou ao BN Hall.
Após as palestras, os convidados participaram de um almoço no Restaurante Mistura Itapuã e, em seguida, visitaram as instalações do Hospital da Obesidade, localizado no Condomínio Busca Vida, em Camaçari. O hospital adota uma abordagem transdisciplinar, integrando diferentes especialidades médicas para promover o autoconhecimento e transformar hábitos, pensamentos, emoções e estilos de vida dos pacientes. A estrutura do hospital inclui piscinas, academias, espaços terapêuticos e uma área verde, proporcionando um ambiente agradável para os pacientes.
Dr. Sérgio Braga ressaltou o crescimento do evento, que passou de 80 para 500 participantes, e a importância de divulgar o trabalho realizado no hospital para a comunidade científica. “É com muita alegria que a gente está promovendo esse evento. Nós crescemos bastante (…) e a gente quer divulgar o nosso trabalho, mostrar para a comunidade científica tudo que a gente faz lá no hospital”, disse ele.
Uma das palestrantes, Dra. Nathércia elogiou a iniciativa, enfatizando a necessidade de um tratamento transdisciplinar, onde os profissionais trabalham em conjunto para desenvolver estratégias personalizadas para cada paciente. “Eu trabalho com obesidade há 25 anos. Então, a gente sempre bateu nessa tecla, da necessidade do tratamento ser multiprofissional. Na verdade, hoje a gente fala até do transdisciplinar, que é mais do que multiprofissional, que é quando os profissionais conversam entre si sobre aquele paciente e pensam na estratégia para ele”, comentou a nutricionista.
O Hospital da Obesidade conta com uma equipe de cerca de 70 profissionais, incluindo médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros, e outros especialistas, todos dedicados ao tratamento humanizado da obesidade.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.
Fonte: Bahia Notícias