Sem categoria
BNews Outubro Rosa: ONG se destaca em promoção da conscientização sobre o Câncer de Mama
A campanha de conscientização do Outubro Rosa, que tem como objetivo promover informações e prevenção sobre o Câncer de Mama, engloba diversas áreas em prol da causa, incluindo Organizações Não Governamenteias (ONG’s), que podem atuar na promoção do diagnóstico precoce e no apoio a pacientes com a doença.
O BNews conversou com Mirna Hallay, gerente geral da ONG Américas Amigas, que foi reconhecida como melhor organização não governamental de saúde do Brasil em 2024 pelo prêmio ‘Melhores ONGs’.
📲 Clique aqui e inscreva-se no canal do BNews no Youtube!
“As ONGs e coletivos têm desempenhado um papel fundamental na ampliação do acesso à informação e ao diagnóstico precoce do câncer de mama, especialmente em territórios em situação de vulnerabilidade social. A Américas Amigas atua há mais de 15 anos com o compromisso de reduzir a mortalidade pela doença no Brasil, promovendo equidade em saúde. Por meio de iniciativas itinerantes em carretas e navios (em parceria com a Marinha do Brasil) levamos mamografias e ultrassom das mamas gratuitos, além de acompanhamento personalizado, para diagnóstico para regiões onde o acesso a esses serviços é limitado”, explicou.
Questionada sobre quais são os principais desafios encontrados no desenvolvimento da ONG, Mirna afirmou que “não depender de recursos públicos é garantir a sustentabilidade financeira para suas iniciativas, pois estas dependem fortemente de doações, patrocínios e parcerias com empresas, o que exige constante mobilização de recursos e credibilidade junto à sociedade”.
“Outro grande desafio é atuar em um país de dimensões continentais e com profundas desigualdades regionais e sociais. Em muitas localidades, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, há escassez de equipamentos, profissionais especializados e por isso, é essencial manter uma articulação contínua entre o terceiro setor, o poder público e a iniciativa privada, garantindo que as ações não sejam pontuais, mas gerem impacto duradouro”, completou.
Mirna também explicou a importância de parcerias para que ONG encontre cada vez mais paciente. “Para a Américas Amigas, as parcerias com o poder público e a iniciativa privada são meios para ampliar o alcance e o impacto das ações realizadas tanto no Outubro Rosa quanto ao longo de todo o ano. O enfrentamento ao câncer de mama exige um esforço coletivo e contínuo e essas alianças permitem somar recursos, conhecimento técnico e capilaridade para gerar resultados concretos”.
“Com o alinhamento às políticas públicas de saúde, conseguimos fortalecer a rede SUS e assegurar que as mulheres atendidas tenham continuidade no cuidado e acesso ao tratamento”, enfatizou.
Fonte: BNews



