Sem categoria
Exposibram 2025: Vice-presidente da Brazil Iron destaca potencial da Bahia para mineração sustentável
A Brazil Iron apresentou, nesta segunda-feira (28), durante a Exposibram 2025, detalhes sobre o Projeto Ferro Verde, que está sendo estruturado no município de Piatã (BA). O vice-presidente de Relações Institucionais da companhia, Emerson Souza, destacou que o empreendimento deve colocar a Bahia no centro da transição para uma mineração e siderurgia de baixo carbono no país.
Segundo Souza, o Ferro Verde será produzido a partir de um processo em três etapas de beneficiamento, iniciadas em Piatã e concluídas na região portuária. O insumo, tecnicamente chamado de HBI (Hot Bricked Iron), é considerado fundamental para a produção do chamado aço verde, uma vez que possibilita substituir os fornos a carvão por fornos elétricos alimentados por energia limpa e renovável.
“Esse projeto em si já é uma grande iniciativa de descarbonização, que por si só traz uma contribuição significativa ao meio ambiente. Estamos trazendo para a Bahia o que há de mais moderno em mineração sustentável”, afirmou Souza.
O executivo ressaltou que a Brasil Iron firmou parceria com a empresa alemã RWE, referência mundial em soluções sustentáveis para mineração. Entre as tecnologias que serão adotadas, ele destacou o uso de esteiras transportadoras em vez de caminhões, reduzindo a emissão de gases poluentes e aproveitando a energia gerada pelo próprio movimento das correias.
Souza também enfatizou a importância da qualificação de mão de obra local diante do crescimento do setor mineral na Bahia — atualmente, presente em 48% dos municípios e único estado brasileiro produtor de vanádio e cromo.
“A Bahia vive um momento chave para potencializar seu desenvolvimento a partir da mineração. Junto com o Governo do Estado, queremos criar oportunidades de capacitação para que a população local participe diretamente desse avanço”, completou o vice-presidente.
Fonte: BNews

