Sem categoria

Você sabe o feminino de pavão e hipopótamo? Respostas surpreendem

Existem determinadas palavras na língua portuguesa que nos deixam com uma pulga atrás da orelha. O feminino de alguns substantivos, como de animais, são algumas delas. Existem casos que basta trocar o “o” pelo “a”. No entanto, existem outras regras quando se trata do reino animal.

Substantivo biforme

Quando possui duas maneiras distintas para indicar o gênero masculino e feminino. Pavão é um exemplo clássico. O feminino correto é “pavoa”, pois o substantivo “pavão” é biforme. Desta forma, não é utilizado “pavão-fêmea”. Em uma frase, você pode usar: “A pavoa tem penas discretas”.

Outros exemplos: corvo – corva; leão – leoa; tigre – tigresa; pato – pata; lobo – loba. Em alguns casos pode ocorrer a mudança completa da palavra do masculino para o feminino. Cavalo, por exemplo, é égua. Para veado, é corça ou cerva.

Substantivo epiceno

Tem apenas um gênero gramatical para definir os dois sexos dos animais. De acordo com o Museu de Língua Portuguesa, junta-se as palavras macho ou fêmea ao substantivo.

O gênero de hipopótamo, por exemplo, sempre confunde, mas trata-se de um substantivo epiceno. O correto é “hipopótamo-fêmea”. A forma “hipopótama” não existe. 

Jacaré, tatu e peixe são outros exemplos comuns de substantivos epicenos. O correto é, respectivamente, jacaré-fêmea, tatu-fêmea e peixe-fêmea. Outros exemplos são urubu-fêmea, águia-fêmea, gavião-fêmea, sabiá-fêmea.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube

Fonte: BNews

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close