Sem categoria
Após megaoperação, ex-presidente defende pacto nacional contra o crime no Rio
O ex-presidente Michel Temer (MDB) defendeu um “pacto nacional” para resolver os problemas de segurança no Brasil e no Rio de Janeiro.
A fala acontece após operação policial mais letal do estado deixar mais de 100 mortos e da cobrança do governador Cláudio Castro (PL) para obter ajuda do governo federal.
“O combate às cenas de violência, medo e terror com as quais o Rio amanheceu e que vê prolongadas é complexo. Exige das autoridades um pacto nacional em todas as esferas: municipal, estadual e federal”, disse o ex-presidente à jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo..
Em 2018, o ex-presidente foi o responsável por assinar um decreto de intervenção federal na segurança do Rio. A intervenção foi a primeira desde a Constituição de 1988 e ocorreu após uma onda de violência que atingiu a cidade durante o carnaval daquele ano. Na época, a praia de Copacabana foi palco de três arrastões em menos de 24 horas.
O episódio inspirou a criação do Ministério da Segurança Pública, que depois voltou a ser absorvido pela pasta da Justiça no governo Jair Bolsonaro (PL).
Temer avalia que “apenas com união e troca de informações entre os mecanismos de inteligência será possível sufocar as ações do crime organizado, que está sempre passos à frente”.
Fonte: BNews

