Sem categoria
Estacionamento da Pupileira é interditado pelo Iphan para preservação histórica; entenda
A interdição do estacionamento do Complexo da Pupileira, em Salvador, foi oficializada entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a Santa Casa de Misericórdia da Bahia, nesta quarta-feira (29).
No local está localizado o Sítio Arqueológico Cemitério dos Africanos, identificado por pesquisadores da empresa Arqueólogos e a medida visa desocupar a área para permitir a continuidade das pesquisas arqueológicas e a futura criação de um centro de memória no local.
De acordo com a empresa, o trânsito de veículos sobre o terreno causa pressão nas camadas de aterro, fragmentando e acelerando a destruição dos restos ósseos e demais vestígios arqueológicos, por isso a necessidade da desocupação do espaço.
A arqueóloga, antropóloga e coordenadora do projeto, Jeanne Dias, destacou que “a oficialização desse termo é de extrema relevância por consolidar a importância daquela área como um espaço reservado à memória social da cidade, tocando em aspectos sensíveis da sociedade baiana”.
O Termo de Interdição ressaltou a necessidade de preservação do sítio onde estão enterrados líderes da Conjuração Baiana (1798) e da Revolta dos Malês (1835) e teve como base o relatório final do Levantamento Arqueológico.
Fonte: BNews
