Sem categoria

EXCLUSIVO: Falta de “plano B” para Ciro Nogueira impulsiona fim da federação entre PP e UB; entenda os bastidores

Integrantes do PP, em conversa reservada com o BNEWS na noite desta quarta-feira (29), revelaram o clima tenso dentro do partido desde o anúncio da federação com o União Brasil. Foi noticiado que, por pedido do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), a federação foi posta em xeque; mas não somente este ponto é crucial: o presidente da sigla, Ciro Nogueira, não tem um “plano B” para sua ambição eleitoral, ou seja, ser vice de Tarcísio de Freitas (Republicanos) na disputa pelo Palácio do Planalto em 2026.

O desejo de Nogueira esbarrou não somente no desejo de Caiado de ser candidato a presidente, mas também no fato de a pré-candidatura de Tarcísio ainda patinar no ambiente também conturbado do bolsonarismo. Ciro Nogueira apostava na boa relação pessoal com Jair Bolsonaro (PL) como um aval para a construção de sua pré-candidatura a vice: no bastidor, fala-se em “retribuição” do ex-presidente por tê-lo aproximado, quando filiado ao PP, da esposa Michelle. Amigos, amigos; eleições presidenciais à parte.

Além de patinarem tantos as pré-candidaturas de Tarcísio e, consequentemente, a de Nogueira, o clima dentro do PP, desde então, é de instabilidade. As disputas, ou melhor, desentendimentos internos nos estados têm causado já a saída de parlamentares. A federação União-PP perdeu dois deputados federais do Paraná só nesta semana.

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Pedro Lupion, está trocando o PP pelo Republicanos, e o deputado Felipe Francischini está deixando o União Brasil e indo para o Podemos. Na Bahia, o movimento de esvaziamento do PP também será uma consequência e até a permanência de Claudio Cajado, aliado de Nogueira, é posta em xeque. A bancada estadual já está com Jerônimo Rodrigues.

Dentre as principais lideranças nacionais do União Brasil, somente o ex-prefeito ACM Neto (União Brasil), que tem interesse direto na consolidação da federação de olho em fundo eleitoral e tempo de rádio e TV, luta ainda pela manutenção da União Progressista. Além de Caiado, Antônio Rueda também não resistiria a reclamos de nomes do partido para desfazer o enlace com o PP.

Fonte: BNews

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close