Sem categoria

Megaoperação no Rio: governo Lula prepara plano de ação, mas descarta GLO

O governo Lula estuda formas de atuação após a megaoperação contra o Comando Vermelho (CV) que deixou mais de 100 mortos no Rio de Janeiro na terça-feira (28), mas descarta publicar um decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), para assumir o comando da segurança no Rio.

O governo prefere evitar a decretação de uma GLO, porque teria de assumir a responsabilidade da segurança pública no lugar do governador Cláudio Castro (PL).

Uma alternativa é usar a medida em ações pontuais, como já aconteceu durante o mandato atual de Lula em três casos: segurança de portos e aeroportos, cúpula do G20 e cúpula do Brics.

A avaliação da equipe de Lula, segundo o jornalista da Globonews, Valdo Cruz, é que uma GLO para transferir o comando da segurança pública para o Exército já foi tentado na época do presidente Michel Temer e foi um fracasso. Vale lembrar que a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes foram mortos enquanto vigorava a GLO.

A ideia de momento é formar uma força tarefa de inteligência para montar operações conjuntas entre União e Estado. Em reunião de emergência convocada pelo então presidente em exercício Geraldo Alckmin, foi debatido que os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública), além do diretor-executivo da PF, William Murad, devem ir ao Rio para se reunir com o governador Cláudio Castro e equipe para debater essas ações conjuntas.

Ele queria vir a Brasília, mas foi convencido de que o melhor caminho seria ficar no Estado. Ainda não há, porém, definição de como a viagem deve ocorrer e dos integrantes da comitiva do governo federal. Com a chegada do presidente Lula de viagem à Ásia, o assunto será discutido com maior profundidade.

Fonte: BNews

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close