Sem categoria
Secretário destaca programas para identificar idosos em situação de vulnerabilidade na Bahia
O secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva, apresentou as principais iniciativas do Governo Federal voltadas à promoção dos direitos e da dignidade das pessoas idosas em todo o país, com destaque para as ações em curso na Bahia.
Ele foi o entrevistado do programa De Cara com o Líder desta quarta-feira (29), comandado pelo vice-governador Geraldo Júnior na Rádio Baiana FM (89.3).
Segundo Alexandre da Silva, a atuação integrada entre União, estados e municípios tem sido essencial para o fortalecimento das políticas públicas. “Temos uma rede nacional de gestores estaduais, temos um representante aí da Bahia. É uma forma de todas as ações que acontecem no governo federal serem acompanhadas e executadas pela gestão estadual e municipal. Esse gestor ajuda muito a fazer com que tudo aconteça e seja monitorado”, afirmou.
O secretário destacou ainda dois programas que estão em plena execução na Bahia: Envelhecer nos Territórios e Viva Mais Cidadania. O primeiro, segundo ele, leva equipes diretamente às residências de pessoas idosas para identificar demandas, mapear violações e garantir acompanhamento individualizado. “A gente bate na casa da pessoa idosa para saber o que está acontecendo. Já estamos hoje na Bahia, nos municípios de Jequié, Monte Santo, Lamarão, Pedrão, Santanópolis e Teodoro Sampaio. Temos quase 100 agentes de direitos humanos que já fizeram mais de 25 mil visitas e atenderam mais de 14 mil pessoas idosas”, destacou.
Alexandre explicou que o levantamento realizado pelas equipes tem permitido identificar situações de vulnerabilidade, desde problemas de infraestrutura urbana, como iluminação precária, até casos de violência. “Esses dados apontam não só algumas violações, mas infelizmente também algumas violências. Às vezes, algo simples como um poste de luz pode fazer a diferença na vida de uma pessoa idosa que precisa se locomover à noite com segurança”, exemplificou.
O segundo programa mencionado, Viva Mais Cidadania, atua no Recôncavo baiano, nos municípios de Cachoeira e São Félix, com foco na proteção e valorização de grupos de povos de terreiro. “São pessoas que muitas vezes sofrem violações motivadas pela intolerância religiosa. O programa busca promover cidadania, respeito e garantir que esses direitos sejam efetivamente protegidos”, completou o secretário.
Geraldo Júnior ressaltou a importância da Bahia ser referência em políticas de cuidado e inclusão. “O Governo do Estado tem se somado aos esforços do Governo Federal para assegurar que os idosos baianos vivam com dignidade, segurança e respeito”, afirmou.
Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no YouTube!
Fonte: BNews


