Sem categoria

Veja como se proteger de golpes pelo WhatsApp

O WhatsApp é o mensageiro mais utilizado no Brasil, sendo também bastante visado para criminosos aplicarem golpes. Os golpes no aplicativo buscam explorar a confiança do usuário, utilizando clonagem de perfil para pedir dinheiro, por exemplo. 

 “Alguém clona o perfil da pessoa, pega a foto de perfil, o nome, a lista de contatos e tenta conversar com as pessoas mais próximas que ele identifica: familiares ou contatos mais frequentes”, descreve o consultor de segurança da informação Bruno de Oliveira ao UOL.

“O fraudador diz que trocou de número, que precisa de dinheiro, de empréstimo, de um cartão de crédito e dessa forma a fraude é realizada”, complementa.

Para se proteger nesses casos, Bruno indica uma simples verificação. “Se você receber uma mensagem desse tipo, em que seu contato pede algum valor ou dado financeiro, tente, primeiro, entrar em contato com o número antigo da pessoa para checar se, de fato, ela trocou de número. Na maior parte das vezes, ela não trocou”, aconselha

Outras técnicas e como se proteger

Outras fraudes incluem falsas entregas, presentes e faturas, no qual criminosos utilizam informações legítimas para enganar vítimas e clonar cartões ou distribuir malware para roubar senhas de banco e de corretoras de criptomoedas.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube

O especialista explica que para se proteger desses tipos de ataques, é sempre importante checar a autenticidade do contato, desconfiar de cobranças incomuns e evitar abrir arquivos suspeitos para prevenir fraudes financeiras.

  • Verificar a extensão do arquivo do “boleto”: documentos geralmente vêm em formato PDF ou Word (.doc ou .docx) e não em arquivos .zip, .python ou outras extensões não usuais;
  • Nunca abrir arquivos de contatos desconhecidos;
  • Checar os contatos que enviaram a mensagem, seja enviando uma mensagem, seja pesquisando sobre o número de telefone na internet

Fonte: BNews

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close