Sem categoria

Entenda a lesão rara que deixou Sanabria fora da temporada pelo Bahia

O Bahia recebeu uma notícia preocupante nesta quarta-feira (29). O atacante Mateo Sanabria sofreu uma lesão parcial no ligamento cruzado posterior (LCP) do joelho esquerdo, um tipo de trauma raro entre jogadores de futebol e mais comum em acidentes de trânsito. 

Sanabria se machucou aos 11 minutos do segundo tempo,  na partida contra o São Paulo, no último sábado (19). O argentino saltou para disputar uma bola e, ao aterrissar no gramado, sofreu um impacto direto no joelho esquerdo. O movimento provocou a lesão parcial do LCP, confirmada após exames. 

De acordo com o departamento médico do clube, o jogador foi diagnosticado com uma lesão de grau 2, o que significa que o ligamento não se rompeu completamente. Com isso, não será necessária cirurgia, e o tratamento será conservador, baseado em imobilização e fisioterapia. 

O ligamento cruzado posterior é o mais forte e protegido da articulação do joelho. Por isso, ele se rompe apenas em situações de impacto muito forte, geralmente, em traumas de alta energia. 

Nos acidentes de carro, esse tipo de lesão ocorre quando o joelho bate no painel durante a colisão, o famoso “trauma de painel”. 

No futebol, casos assim são raros. Nos últimos dez anos, o Bahia registrou apenas uma lesão parecida, com o lateral-direito Tinga, em 2016. Na época, o jogador ficou fora dos gramados por pouco mais de 40 dias. 

Apesar do susto, Sanabria deve ter um retorno mais rápido do que se imaginava. A expectativa é que ele esteja totalmente recuperado entre dois e três meses, voltando aos treinos com o grupo em janeiro de 2026. 

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Confira as etapas da recuperação do argentino:

  • Joelho imobilizado e uso de muletas no primeiro mês; 
  • Retirada de muletas e fisioterapia intensiva;
  • Transição com trabalho híbrido (fisioterapeuta e preparação física)
  • Treinos no campo com acompanhamento do preparador físico;
  • Retorno completo aos treinos sem restrições, previsto para janeiro. 

Durante a primeira fase, Sanabria vai permanecer com o joelho imobilizado e se locomover com muletas. A partir da segunda etapa, inicia a reabilitação gradual até o retorno aos gramados. 

Contratado pelo Bahia por 5 milhões de euros (cerca de R$31,8 milhões na cotação atual), Sanabria chegou ao clube no meio desta temporada e se adaptou rapidamente. Antes da lesão, o argentino somava 11 partidas e um gol marcado com a camisa tricolor. 

Fonte: BNews

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close