Sem categoria
Médica alerta para abordagem integral no tratamento de feridas; assista
“O médico deve olhar o paciente como um todo”, afirmou a cirurgiã e intensivista Dra. Gabriela, durante entrevista ao programa De Cara com o Líder, comandado pelo vice-governador Geraldo Júnior, nesta quinta-feira (30), na Rádio Baiana FM (89.3).
Especialista em tratamento de feridas, a médica destacou a importância da abordagem integral na recuperação da pele e na prevenção de complicações, especialmente no caso de pacientes diabéticos.
Durante a conversa, a Dra. Gabriela fez um alerta sobre o pé diabético, uma das complicações mais graves do diabetes, lembrando que novembro é o mês de conscientização sobre a doença. “O pé diabético é justamente uma doença que afeta os vasos e os nervos do pé e da perna do paciente diabético. E, se não houver o cuidado adequado, pode levar a uma consequência muito grave, que é a amputação”, explicou.
A médica defendeu que a ferida deve ser vista como um sinal do corpo, e não como o problema em si. “A ferida é um aviso de que algo não está bem no organismo. O nosso papel é ajudar o corpo a cicatrizar por meio de estratégias e pilares que envolvem o paciente de forma completa, desde a alimentação e o sono até o controle do estresse e a forma de se movimentar”, ressaltou.
Ao falar sobre o conceito dos “Hábitos que Curam”, criado por ela, a especialista destacou a importância de práticas cotidianas que fortalecem corpo, mente e espírito. “A alimentação é fundamental para o processo de cicatrização. É preciso reduzir alimentos que inflamam o corpo, como açúcar, leite e farinhas, e cuidar também da hidratação. Não é uma dieta restritiva para a vida toda, mas um ajuste necessário para que o corpo possa se recuperar melhor”, afirmou.
A Dra. Gabriela também desmistificou o consumo de alimentos considerados “remosos”, explicando que o problema está mais no modo de preparo do que no alimento em si. “Se você preparar um camarão no vapor, limpo, acompanhado de salada, não há problema. O que prejudica é o excesso de gordura e o uso de ingredientes que inflamam o organismo, como o leite de coco em excesso e as frituras”, orientou.
Assista:
Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no YouTube!
Fonte: BNews

