Sem categoria

Pesquisa revela embate surpreendente entre Lula e Cláudio Castro após operação policial no Rio

A repercussão nas redes sobre a operação policial que matou 119 pessoas esta semana no Rio deu uma vitória apertada para a direita nas postagens mais vistas. É o que mostra um estudo da consultoria Bites feito para O GLOBO. Foram 4,41 milhões de menções na terça e quarta-feira.

Segundo a Bites, até agora, os políticos da direita “têm tido mais sucesso em repercutir suas mensagens sobre os acontecimentos, comemorando a operação, criticando o governo Lula por causa do que acusam como falha em combater o crime, ou criticando a esquerda por defender traficantes”.

A esquerda e grupos contra a PM e a operação também tiveram boa repercussão, além de espaço para notícias do caos na cidade, pessoas agradecendo por não morar no Rio ou reclamando da cidade.

Das 100 postagens com mais interações no Twitter, Facebook e Instagram, 40 eram da direita, 32 da esquerda ou críticos da direita e 28 neutras. Elas tiveram 50,1 milhões de interações.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador Cláudio Castro (PL) foram os mais mencionados. Lula apareceu em 463 mil postagens, com 5,42 milhões de interações, em discurso “totalmente crítico ao governo”.

Nas 973 mil menções a Castro, com 10,4 milhões de interações, também há mais críticas. Ele foi o principal alvo da esquerda.

“ Houve uma grande comoção. A direita apostou em uma defesa da polícia, mais do que ao governo Castro. Já a esquerda mostrou uma dificuldade de ressoar o discurso sobre segurança nas redes. Os discursos tiveram menos repercussão quando vieram de políticos de esquerda do que de militantes de movimentos sociais”, avalia André Eler, diretor-técnico da Bites.

Fonte: BNews

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close