Sem categoria
“Polícia é desautorizada e sucateada, é preciso ter coragem pra falar isso’, dispara deputado sobre megaoperação no Rio
O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL-BA) fez duras críticas à forma como a polícia brasileira atua nas favelas e à falta de equilíbrio no tratamento entre diferentes classes sociais, nesta quinta-feira (30), durante o programa Giro Baiana 2ª Edição, apresentado por Victoria Alves, com participação do diretor-geral da Guarda Civil Municipal de Salvador, Humberto Sturaro.
Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!
Segundo o parlamentar soteropolitano, a atual política de segurança pública, tanto da prefeitura quanto do estado, privilegia o confronto armado, em vez de focar na investigação e desarticulação das estruturas do crime organizado.
“No Brasil, se fortaleceu uma perspectiva de segurança pública que aposta em batalhas campais, mas não ataca quem realmente organiza o crime. Aqui na Bahia, por exemplo, muitos desses articuladores estão em bairros nobres de Salvador. A polícia tem condições de investigar movimentações financeiras, mas a questão é: ela está autorizada a ir pra cima dos grandes? Sabemos que, em geral, os grandes têm muitos amigos, sobretudo no Rio de Janeiro”, afirmou.
Hilton Coelho também destacou a falta de estrutura e valorização dos profissionais da segurança pública: “Temos hoje uma polícia investigativa desautorizada e sucateada. É preciso coragem política para mudar isso, garantir melhores condições de trabalho e respeitar a remuneração dos policiais, o que não vem acontecendo, nem pelo governo Jerônimo. Precisamos fortalecer a investigação e autorizar a Polícia Civil a cumprir plenamente seu papel”, concluiu o deputado.
Assista:
Fonte: BNews
