Sem categoria
Web resgata vídeo em que ex-secretário de Claudio Castro aperta mão de chefe do Comando Vermelho; ASSISTA
Após megaoperação no Rio de Janeiro, um vídeo antigo com ex-secretário e líder do CV voltou a circular. O estado testemunhou, nesta semana, a operação policial mais letal da sua história.
Enquanto autoridades atualizam os números de mortos, a web resgatou uma reportagem da TV Globo, exibida no ano de 2021, em que o ex-secretário de Administração Penitenciária, Raphael Montenegro (na foto acima, ele aparece à esquerda), aperta a mão de Wilton Carlos Quintanilha, o Abelha, apontado como liderança do Comando Vermelho (na foto acima, ele aparece à direita). Na época, o estado era governado por Claudio Castro (PL).
Operação deixa mais de 100 mortos
A megaoperação aconteceu na terça-feira (28) no Complexo da Penha, Zona Norte do Rio. Segundo o governo estadual, 121 pessoas morreram, sendo 117 suspeitos e 4 policiais. Moradores relataram ter levado mais de 70 corpos para a Praça São Lucas, durante a madrugada de quarta-feira (29).
Após a operação, o governador Cláudio Castro confirmou apenas 58 mortes. Depois, em coletiva, a cúpula da segurança atualizou os dados: 117 traficantes e 4 agentes mortos. A Polícia Civil informou que 63 corpos foram achados na mata. Moradores falam em 74. A perícia vai investigar se essas mortes têm relação com a operação.
Vídeo antigo volta à tona
Com a repercussão da operação, voltou a circular nas redes um vídeo de julho de 2021. Nas imagens, Abelha deixa o presídio Vicente Piragibe, em Bangu, e cumprimenta Raphael Montenegro, então secretário da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap). A cena gerou polêmica na época, já que Abelha tinha mandados de prisão em aberto e é considerado de alta periculosidade.
Segundo o Ministério Público, Montenegro e Abelha tinham um “acordo espúrio”. A denúncia falava em apoio político nas comunidades dominadas pelo Comando Vermelho. Três dias antes da soltura, houve uma festa de aniversário para Abelha dentro da cadeia, com salgadinhos, refrigerante e bolo de aniversário. O ex-secretário, segundo a investigação, esteve presente.
Soltura irregular
Mesmo com mandados de prisão, Abelha foi solto no dia 27 de julho de 2021. A Seap consultou a Polinter, que alertou sobre os mandados. Ainda assim, a soltura foi feita. A defesa alegou que os mandados estavam recolhidos. A juíza de plantão negou o pedido, mas o traficante foi liberado horas depois.
Na época, o governador Cláudio Castro disse que Montenegro agiu por conta própria. “Ninguém negocia pelo governo. Se ele estava fazendo qualquer coisa, era por vontade própria”, afirmou em entrevista à TV Globo.
Justiça rejeitou denúncia
Em fevereiro de 2025, a Justiça do Rio rejeitou a denúncia do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) contra Montenegro e Abelha por corrupção. A juíza Alessandra Bilac, da 42ª Vara Criminal, alegou que a investigação foi trancada por excesso de prazo. O MPRJ recorreu, mas o recurso ainda não foi julgado.
Abelha segue foragido e tem seis mandados de prisão em aberto. Em julho deste ano, foi decretada nova prisão por envolvimento na morte de Ana Cristina Silva, de 26 anos.
É importante lembrar que, em 2021, o traficante Abelha, um dos líderes do CV, saiu pela porta da frente de Bangu 3 e foi recepcionado pelo próprio administrador penitenciário nomeado por Cláudio Castro.
PEC DA SEGURANÇA JÁ
CLÁUDIO CASTRO CRIMINOSOpic.twitter.com/ahfF6mDfWt— Lázaro Rosa 🇧🇷 (@lazarorosa25) October 29, 2025
Fonte: BNews