Sem categoria

Santa Dulce dos Pobres pode ganhar homenagem na Câmara de Salvador

Foi apresentada à Câmara Municipal de Salvador (CMS) uma proposta para moção de aplausos em prol do reconhecimento dos seis anos da Canonização de Santa Dulces dos Pobres, a primeira santa nascida no Brasil. O documento foi encaminhado à casa legislativa na quarta-feira (29). 

Na peça, de autoria do vereador, Cézar Leite (PL), é informado que a homenagem referente a Santa Dulce ter voltado à própria vida “à caridade, ao cuidado dos enfermos, dos pobres e dos excluídos, tornando-se um exemplo vivo do Evangelho e um símbolo perene de compaixão”.

No texto é pontuando ainda o trabalho feito pelo “Anjo Bom da Bahia” durante o período em vida, destacando-se a criação da Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), “instituição que, até os dias de hoje, segue acolhendo milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade, perpetuando o legado de amor e serviço deixado por sua fundadora”.

“A Câmara Municipal de Salvador, Casa do Povo da terra de Santa Dulce dos Pobres, presta esta justa homenagem, exaltando a grandeza espiritual e humana da Santa baiana, cuja vida é um testemunho de que a fé, aliada à ação concreta, transforma realidades e renova esperanças”, argumenta o edil na proposição. 

Em Salvador está prevista também a instalação de um novo memorial em homenagem a santa brasileira. Em julho, o prefeito da capital baiana, Bruno Reis (União Brasil), publicou um decreto de desapropriação de um imóvel na Rua São José de Baixo, no bairro do Barbalho.

História 

Batizada Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, Santa Dulce dos Pobres nasceu em 26 de maio de 1914, em Salvador. Em 13 de agosto de 1933, aos 19 anos, a religiosa recebeu o hábito de freira e adotou o nome “Irmã Dulce” em homenagem à mãe, que faleceu durante a sua infância. 

Em 26 de maio de 1959, Irmã Dulce funda as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), reconhecida como entidade filantrópica privada, sem fins lucrativos, localizada no Largo de Roma, na Cidade Baixa, na capital baiana. 

Irmã Dulce foi canonizada e 13 de outubro de 2019 pelo Papa Francisco (1936-2025), no Vaticano, após ter milagres reconhecidos pela Santa Fé.

Milagres 

Os dois milagres Santa Dulce dos Pobres ocorreram em 2001 e 2019. 

No início dos anos 2000, uma mulher se curou de forma milagrosa após ter uma grave hemorragia no pós-parto e passar por três cirurgias, o que ocasionou a beatificação de Santa Dulce dos Pobres. 

Já no segundo milagre, um maestro, identificado como Maurício Moreira, que sofria de glaucoma, recuperou a visão após pedir a intercessão de Irmã Dulce.

Fonte: BNews

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close