Sem categoria

Entenda o processo em que Felipe Massa pede R$ 455 milhões por título perdido

Essa semana deu início o julgamento que tem como foco o campeonato de Fórmula 1 de 2008. O ex-piloto brasileiro Felipe Massa abriu um processo na Alta Corte de Londres pedindo uma indenização de 64 milhões de libras, cerca de 455 milhões de reais contra a Fórmula 1, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e o ex-dirigente Bernie Ecclestone.

Felipe Massa entrou com o processo, após uma entrevista ao site F1-Insider, em 2023, quando afirmou que considerava apenas Michael Schumacher como heptacampeão mundial, já que não contava com o primeiro título de Lewis Hamilton, em 2008.  

O que aconteceu

Massa alega que foi prejudicado de forma decisiva na disputa do campeonato mundial, após perder por apenas um ponto para o britânico. A ação busca reparação por perdas financeiras e de reputação. 

De acordo com os advogados do piloto brasileiro, a direção da F1 e da federação sabiam que o resultado do Grande Prêmio de Singapura daquele ano havia sido manipulado, mas não tomaram providências para corrigir o desfecho.

O episódio ficou conhecido como “Crashgate”. Na corrida noturna, Nelson Piquet Jr., então piloto da Renault, bateu contra o muro de forma proposital a pedido da equipe. A manobra fez que com que o safety car entrasse na pista, o que acabou beneficiando o companheiro de equipe, Fernando Alonso, vencer a prova.

Massa era líder da corrida e foi chamado para os boxes em um momento desfavorável. Ele saiu com uma mangueira de combustível ainda presa no carro, erro que tirou da zona de pontuação. Ao fim da temporada, Hamilton superou Massa por um ponto de diferença e conquistou o título.

Repercussão

O caso voltou à tona após Bernie Ecclestone, ex-chefão da Fórmula 1, afirmar em uma entrevista de 2023, que sabia desde 2008 que a batida de Piquet havia sido deliberada, e que o caso não foi investigado para “proteger o esporte”. 

De acordo com Massa, se a corrida de Singapura tivesse sido anulada, ele seria oficialmente o campeão mundial daquele ano. Com base nisso, o brasileiro iniciou uma série de consultas jurídicas que culminaram na ação apresentada agora em Londres. 

No último dia de sessões na Inglaterra que teve nesta sexta-feira (31), Massa agradeceu o momento e a Corte Inglesa sobre o caso. “Estou muito satisfeito com o interesse demonstrado pela Corte Inglesa no meu caso. Espero que a Corte perceba as tentativas dos réus de impedir um julgamento público das graves alegações contra eles. Agora, aguardaremos a decisão da Corte”.

Fonte: BNews

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close