Sem categoria

Presidente da Fifa defende união das nações e destaca o papel do futebol para a integração dos povos

Durante encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta segunda-feira (26), no Palácio do Planalto, o presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Gianni Infantino, destacou a importância do esporte como ferramenta de união global.

Em meio a discussões sobre as tensões geopolíticas envolvendo o governo dos Estados Unidos e nações europeias, o dirigente reforçou que o Mundial de 2026 será uma oportunidade fundamental para aproximar povos e países, especialmente diante do atual cenário internacional. Infantino aproveitou a ocasião para conter os rumores de um possível boicote ao torneio por parte de seleções europeias, movimento motivado pelas recentes declarações de Donald Trump a respeito do território da Groenlândia.

O dirigente da Fifa reiterou que o foco das competições deve ser a integração e a celebração. Infantino revelou que a Fifa já recebeu mais de 500 milhões de pedidos de ingressos para a Copa de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá, enquanto há apenas 6 milhões de entradas disponíveis. “As pessoas querem ir e as pessoas vão e vão celebrar e nós celebramos juntos o futebol, sempre. Nós precisamos de ocasiões para unir as pessoas, especialmente no nosso mundo hoje”, declarou. O torneio deste ano será histórico por ser o primeiro realizado em três países simultaneamente e por contar com a participação de 48 seleções.

Foco no futebol feminino

Além do panorama sobre a Copa masculina, a reunião tratou dos preparativos para a Copa do Mundo Feminina de 2027, que terá o Brasil como sede. Infantino garantiu que o país está estruturalmente pronto para o evento e que a expectativa é atrair cerca de 3 milhões de torcedores de todo o mundo. Para a Fifa, o torneio em solo brasileiro terá um papel social relevante, servindo para impulsionar o futebol feminino e promover causas como a educação e o combate à violência contra a mulher e ao feminicídio.

Projetos para o Brasil

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, confirmou a intenção do Brasil de ampliar sua atuação na organização de grandes eventos. Segundo o dirigente, o país apresentará oficialmente sua candidatura para sediar o Mundial de Clubes da Fifa em 2029. Xaud afirmou que, embora o projeto ainda demande ajustes e rodadas de conversas, o Brasil está apto para receber a competição.

Fonte: BNews

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close