Sem categoria
“De Volta ao Lar”: Relembre a trajetória de Marinho com a camisa do Vitória

Após uma longa novela e várias tentativas de repatriação, o Vitória anunciou oficialmente, nesta terça-feira (27), o retorno do atacante Marinho, em uma ação nas redes sociais que trouxe o jogador caracterizado como Homem-Aranha, ao simbolizar a volta de um velho conhecido ao Barradão. A contratação reacende a memória de uma das passagens mais marcantes do clube baiano na última década.
Veja:
A trajetória de Marinho, atualmente com 35 anos, até chegar novamente ao Leão da Barra passou por diferentes capítulos. Em 2015, após ganhar notoriedade e protagonizar uma entrevista que repercutiu nacionalmente quando jogava pelo Ceará, o atacante despertou o interesse do Cruzeiro.
A Raposa acertou sua contratação em 29 de junho daquele ano, adquirindo 50% dos direitos econômicos do jogador por R$ 1,2 milhão pagos ao Ceará, com contrato válido por três temporadas. A estreia foi imediata e com impacto, no dia 4 de julho, Marinho marcou seu primeiro gol pelo clube mineiro na vitória por 2 a 0 sobre o Atlético Paranaense, pelo Campeonato Brasileiro.
📲 Clique aqui e inscreva-se no canal do BNews no Youtube!
Apesar do início promissor, o atacante encontrou pouco espaço no Cruzeiro e, em janeiro de 2016, foi emprestado ao Vitória até o fim da temporada. A resposta veio logo no primeiro jogo. Na estreia pelo rubro-negro baiano, Marinho marcou um gol e deu uma assistência na vitória por 3 a 0 sobre o Jacuipense, pelo Campeonato Baiano.
O desempenho em campo fez o Vitória agir rapidamente. Em 18 de junho de 2016, o Cruzeiro confirmou a venda definitiva do jogador ao clube baiano. A partir daí, Marinho se consolidou como um dos grandes destaques do Campeonato Brasileiro daquele ano.
Principal criador de jogadas da equipe, liderou estatísticas importantes da competição, como dribles certos, com 43, e faltas sofridas, com 139, números que o colocaram isoladamente no topo nesses quesitos.
Além do impacto técnico, o atacante também brilhou no Cartola FC, sendo o jogador que mais finalizou e aquele com a maior média de pontos entre os atletas que disputaram ao menos 40% das partidas. Ao fim da temporada, o reconhecimento veio com a inclusão na seleção do Campeonato Brasileiro elaborada pelo jornal Lance!.
A passagem pelo Vitória, embora curta, foi decisiva. Em 2016, Marinho foi peça fundamental na permanência do clube na Série A, encerrando o ano como artilheiro rubro-negro, com 21 gols em 43 partidas, além de seis assistências.
Depois disso, o atacante seguiu carreira por outros clubes do futebol brasileiro. Sua passagem mais recente foi pelo Fortaleza. Na temporada de 2025, quando disputou 37 jogos, marcou quatro gols e deu quatro assistências. Ao todo, pelo Leão do Pici, entrou em campo 110 vezes, balançou as redes 16 vezes e distribuiu 12 assistências.
Relembre os principais gols e jogadas de Marinho com a camisa do Leão da Barra:
Fonte: BNews
