Sem categoria
Parte do corpo avantajada faz sargento da PM ser punido com três dias de detenção: “Fora do padrão”

O sargento da Polícia Militar de Pernambuco (PM-PE), identificado como Samuel de Araújo Lima, recebeu uma punição de três dias de detenção disciplinar no início deste ano. O motivo seria a adoção de um bigode considerado fora do padrão do regulamento interno da corporação.
De acordo com a PM, em nota divulgada nesta terça-feira (27), a punição decorre do descumprimento de normas que regulamentam a apresentação pessoal dos militares estaduais. O sargento recorreu da decisão.
Atualmente, Samuel trabalha atualmente na Companhia Independente de Apoio ao Turista (CIATur) e acumula mais de 35 anos de carreira dentro da Polícia Militar de Pernambuco.
O advogado do sargento relatou que, em dezembro do ano passado, uma capitã da PM teria percebido que o bigode ultrapassava a linha permitida pelo regulamento interno: “o bigode não poderia passar para o lado inferior. Só que o sargento usa esse bigode há mais de 35 anos, desde sua incorporação, e nunca havia sido questionado”.
Vale destacar que o sargento ainda não cumpriu a detenção, pois aguarda a notificação formal e mantém seu recurso em andamento. Enquanto a situação não é regularizada, o policial militar precisou adequar o bigode para evitar que novas sanções fossem aplicadas.
Ainda por meio de nota, a PM explicou que a punição é de caráter administrativo e não afasta o militar do serviço ativo. Uma alteração no regulamento teria sido feita em 2020, mas o sargento afirmou que desconhecia a mudança, não tendo recebido qualquer orientação ou advertência prévia sobre a questão.
Fonte: BNews

