Sem categoria
ASSUFBA se manifesta sobre suspensão de eleição do Sindicato
A Associação dos Servidores das Universidades Federais da Bahia (ASSUFBA) se manifestou sobre a notícia da suspensão das eleições do Sindicato, marcadas para esta quarta-feira (28) e quinta-feira (29), após decisão liminar do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA).
A decisão foi proferida pelo Juízo da 8ª Vara Cível e Comercial de Salvador e mantida pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), em análise no Plantão Judiciário de segundo grau, após serem identificadas irregularidades no processo eleitoral e no tratamento desigual entre as chapas concorrentes.
A ASSUFBA disse que ainda não foi notificada judicialmente e que tomou
conhecimento da ação impetrada por integrantes da Chapa de oposição “Renova ASSUFBA”, com “surpresa e indignação”. Segundo a Associação, “a chapa foi impugnada por tentar se inscrever desrespeitando o Estatuto e o Regimento Eleitoral da Entidade”.
Ainda de acordo com a ASSUFBA, a chapa inscreveu dois candidatos inadimplentes (um para a Coordenação e um para o Conselho Fiscal do Sindicato). “Importante ressaltar que é equivocada a informação de que a Comissão Eleitoral permitiu a substituição de candidatos apenas para a chapa da situação, negando o mesmo direito à chapa de oposição”, diz o comunicado.
A ASSUFBA esclareceu que a Chapa 1 – Sindicato É Pra Lutar protocolou junto à Comissão Eleitoral o pedido de substituição do nome do candidato no processo eleitoral por causa do falecimento de um dos candidatos, ocorrido em 27 de
dezembro de 2025.
O grupo político ao qual pertence a Chapa 2 – Renova ASSUFBA tenta, pela terceira vez consecutiva, burlar o Estatuto e o Regimento Eleitoral, ferindo de morte a democracia sindical. O processo não está concluso. Continuaremos a lutar para que prevaleça a verdade e a legalidade das regras eleitorais do Sindicato”, finalizou a nota.
Os integrantes da chapa da situação chegaram a recorrer ao TJ-BA, mas o pedido foi negado, sendo mantida a suspensão do processo eleitoral. Com a manutenção das decisões em primeiro e segundo graus, a ASSUFBA deverá apresentar um novo calendário eleitoral. Até a realização do novo pleito, a atual diretoria permanece no exercício do mandato.
Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no YouTube!
Fonte: BNews


