Sem categoria
Guardas municipais são flagrados usando armas de choque e cassetetes contra pessoas em situação de rua em Salvador
Agentes da Guarda Civil Municipal foram flagrados agredindo pessoas em situação de rua com cassetetes na manhã desta terça-feira (27), na Avenida Vasco da Gama, em Salvador. A ação foi registrada por um cinegrafista da TV Bahia.
Nas imagens, os guardas aparecem tentando retirar pessoas que estavam sob o viaduto. Durante a abordagem, uma mulher é empurrada por um dos agentes enquanto resiste à condução até a viatura. Na sequência, outro guarda aponta uma arma em direção a pessoas que tentavam impedir a condução.
A mulher é atingida por golpes e chutes, enquanto outro homem que se aproximou com as mãos para cima também leva um disparo. Um agente efetua dois tiros para o alto e enquanto um colega utiliza um dispositivo elétrico.
Com sangramento no rosto, a mulher foi levada para o Hospital Geral do Estado (HGE), recebeu atendimento e, em seguida, foi conduzida para a Central de Flagrantes, onde o caso foi registrado.
Em nota, a Guarda Civil Municipal (GCM) afirmou que prestava apoio à Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) em uma ação de ordenamento e recolhimento de equipamentos utilizados irregularmente na rua. Segundo a corporação, funcionários da pasta foram hostilizados e houve resistência por parte das pessoas em situação de rua.
A GCM informou ainda que foram utilizados “instrumentos de menor potencial ofensivo” seguindo o “uso progressivo da força” e que um disparo de advertência foi feito após o “esgotamento dos meios menos letais”. A corporação alegou que o tiro foi direcionado ao alto, para dispersar a aglomeração e garantir a segurança dos agentes.
A Sempre, por sua vez, afirmou que a ação ocorreu após solicitações da população por conta do acúmulo de lixo no local e que houve resistência e tentativa de agressão aos profissionais. A pasta garantiu que nenhuma assistente social ficou ferida e ressaltou que o acolhimento compulsório não é adotado, ocorrendo apenas de forma voluntária.
Fonte: BNews
