Sem categoria
Hugo Motta anuncia votação de MP que libera botijão de gás gratuito
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), utilizou as redes sociais nesta quarta-feira (28) para anunciar que vai colocar em votação a medida provisória que cria o programa Gás do Povo já na volta das atividades parlamentares, prevista para 2 de fevereiro.
Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp
O Gás do Povo é um programa de recargas gratuitas de botijões de gás liquefeito de petróleo (GLP) para famílias de baixa renda. A medida, tida como uma das prioridades para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), está prestes a caducar.
A iniciativa perdeu validade no dia 11 de fevereiro, pouco mais de uma semana após o fim do recesso parlamentar. Depois de passar pela Câmara, o texto deverá ainda passar pelo Senado.
Além da MP do Gás do Povo, Motta também vai colocar em votação o projeto de lei que cria o Instituto Federal do Sertão Paraibano. A criação do novo instituto faz parte de uma política do governo de ampliar a interiorização da educação profissional e tecnológica no Brasil.
De acordo com o presidente da Câmara, outras “matérias de consenso” serão analisadas pelo Colégio de Líderes. “Ainda iremos fazer a instalação e eleição das Comissões Permanentes”, escreveu Motta.
Já a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública deverá ser votada depois do Carnaval. Por fim, Motta disse que o texto do acordo entre União Europeia e Mercosul deverá ser analisado antes que o governo encaminhe o texto para a Casa.
Defini a pauta da próxima semana em reunião com o Colégio de Líderes. Votaremos a MP Gás do Povo e o PL que cria o Instituto Federal do Sertão Paraibano, além de outras matérias de consenso. Ainda iremos fazer a instalação e eleição das Comissões Permanentes.
Sobre o Acordo…
— Hugo Motta (@HugoMottaPB) January 28, 2026
Fonte: BNews