Sem categoria
Deputado Binho Galinha presta novo depoimento sobre envolvimento com milícia
Suspeito de comandar uma milícia, o deputado estadual Kléber Cristian Escolano de Almeida, conhecido como Binho Galinha, prestou um novo depoimento à Justiça nesta quinta-feira (29).
A audiência foi realizada no Fórum Desembargador Filinto Bastos e marcou o encerramento da fase de oitivas do caso. De acordo com a defesa do parlamentar, o depoimento foi relacionado a uma suspeita de porte de arma.
Além de Binho, 79 testemunhas foram ouvidas ao longo do processo, sendo 77 de defesa, entre as quais estavam Mayana Cerqueira da Silva, esposa do parlamentar, Roque Carvalho, policial militar investigado, Jackson Macedo Araújo Júnior, também PM, e Thiere Figueiredo Silva, que é também um dos réus do caso.
As três testemunhas de acusação foram por delegados da Polícia Federal (PF) e da Polícia Civil (PC). A sessão foi presidida pela juíza Márcia Simões Costa, substituta da 1ª Vara Criminal de Feira de Santana. Os trabalhos começaram por volta das 8h30 e foram encerrados por volta das 12h40.
Binho Galinha foi preso no dia 3 de outubro de 2025 e está custodiado em uma sala de Estado-Maior, no Centro de Observação Penal (COP), no Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador.
Acusado de comandar uma milícia envolvida em crimes como lavagem de dinheiro, organização criminosa e receptação de peças de veículos roubados, em Feira de Santana, Binho Galinha pode ser condenado e as penas somadas podem ultrapassar 50 anos de prisão.
Fonte: BNews
