Sem categoria
BNews Summer: Shoppings crescem no NE e viram refúgio no combate ao calor; Bahia acompanha tendência
O Brasil, em especial o Nordeste -NE, tem enfrentado um início de 2026 marcado por calor intenso. Neste verão, o cenário é caracterizado por altas temperaturas, com baixa umidade do ar e chuvas irregulares ou isoladas. Diante deste panorama de desconforto climático, a população tem buscado refúgio em espaços climatizados, como centros comerciais que reúnem praticidade, segurança e ambiente que prezam pelo bem-estar.
Em função disso, o NE se destaca no cenário nacional como a região com maior crescimento de shopping centers no país, segundo o último Censo Brasileiro de Shopping Centers, divulgado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). A região também lidera as visitas a esses centros comerciais. Os nordestinos que estão a procura de lazer nesses locais correspondem a 38% do público, o que fica acima da média nacional de 31%, especialmente para atividades como cinema e áreas de convivência.
Esse movimento se reflete, também, na Bahia, onde os shopping centers se consolidam como espaços multifuncionais, que vão além das compras e concentram serviços, gastronomia, entretenimento e lazer, ampliando sua relevância no dia a dia da população. Esse papel ganha ainda mais força por causa do clima.
Com picos de temperatura que podem chegar a 38°C nos meses mais quentes, muitos consumidores passam a buscar os centros comerciais também como refúgio do calor, aproveitando ambientes climatizados para resolver demandas do dia a dia com mais conforto.
“O conforto térmico impacta diretamente a experiência do consumidor. Com o aumento das temperaturas, soluções inteligentes de climatização deixam de ser um diferencial e passam a ser uma necessidade”, afirma Mateus Orsini, CEO da Vulp Air, especialista em climatização inteligente por assinatura.
Fonte: BNews

