Sem categoria
Derik chega e Ronald sai? Saiba como estão as movimentações do Vitória no mercado da bola

O Vitória segue reformulando o elenco para 2026. Apesar de algumas contratações, a chegada mais badalada até o momento foi do atacante Marinho, que teve o acordo oficializado na semana passada e já está à disposição do técnico Jair Ventura para entrar em campo.
No entanto, quem pensa que a diretoria do Leão já está satisfeita, se engana. O clube segue no mercado em busca de novos reforços, e um dos nomes mais especulados é o de Derik Lacerda, jogador de 26 anos, que pertence ao Cuiabá e disputou o Brasileirão 2025 pelo Sport.
Nos bastidores, circula a informação de que o Vitória entrou em disputa com o Internacional pelo atleta e teria “acertado” pagar R$ 5 milhões por 60% dos direitos do atacante. Contudo, o acordo não foi confirmado por fontes procuradas pela reportagem do BNews, e tudo ainda estaria no campo da especulação.
Outro nome que também foi ventilado no Leão da Barra é o atacante Alexander Aravena. O jogador chileno, de 23 anos, pertence ao Grêmio e teria despertado o interesse do Rubro-Negro após ser liberado pelo clube gaúcho para procurar outros times.
E a zaga do Leão também pode contar com mais um reforço. Conforme o repórter Reinaldo Oliveira, o Vitória negocia com o zagueiro chileno Benjamín Kuscevic, de 29 anos, que atualmente defende o Fortaleza. Até o momento, o acerto salarial dificulta o acerto para chegada do defensor.
Por outro lado, enquanto Derik, Aravena e Kuscevic não são confirmados, o Vitória acertou a contratação de outro atacante: Lucas Silva, de 26 anos. Ele estava no Seoul, da Coreia do Sul, e chega por empréstimo até o final do ano, com opção de compra fixada.
Além de Lucas e Marinho, o Leão também contará com o reforço do centroavante Pedro Henrique, de 29 anos, que estava sem clube após passagem pelo YN Yukun, da China, e chega sem custos. Ele integra a lista de contratações de 2026, que inclui também Caíque Gonçalves, Mateus Silva, Riccieli, Nathan Mendes, Luan Cândido e Emmanuel Martinez.
Chegadas:
- Gabriel Vasconcellos (goleiro) – retornou de empréstimo após atuar pelo Sport em 2025
- Caíque Gonçalves (volante) – chegou do Juventude com contrato até o fim de 2027
- Mateusinho (lateral) – chegou do Cuiabá com contrato até o fim de 2028
- Riccieli (zagueiro) – chegou por empréstimo, do Famalicão-POR, até o fim de 2026
- Nathan Mendes (lateral) – chegou por empréstimo, do Bragantino, até o fim de 2026
- Emmanuel Martinez (meia) – chegou em definitivo com contrato até o fim de 2027
- Luan Cândido (zagueiro) – chegou por empréstimo, do Bragantino, até o fim de 2026
- Pedro Henrique (atacante) – chega, sem custos, até o fim de 2026
- Marinho (atacante) – chega, sem custos, até o fim de 2026
- Lucas Silva (atacante) – chega por empréstimo até o final do ano, com opção de compra fixada
Quem sai?
Assim como as contratações, a reformulação do elenco também inclui saídas e términos de contrato. Além dos que já se despediram na temporada, como o zagueiro Lucas Halter, o lateral Raúl Cáceres, os volantes Willian Oliveira e Ricardo Ryller, e o atacante Carlinhos, entre outros, alguns nomes ainda estão sendo “negociados”, como Lucas Braga, que segue à disposição.
O volante Pepê, por exemplo, já foi descartado dos planos pela diretoria do Vitória, que busca um clube para negociar o atleta e pode envolvê-lo em um possível acerto para a chegada de Derik. No entanto, o que surgiu nos últimos dias nos bastidores é que a negociação pode custar a saída de mais um atleta.
Isso porque Ronald, que vem sendo pouco utilizado pelo técnico Jair Ventura, pode estar de saída da Toca do Leão, um ano após sua contratação. O jogador de 28 anos pode servir como uma espécie de “moeda de troca” para novos reforços.
No entanto, fontes do BNews garantem que o Vitória pretende manter o volante no grupo até o fim do contrato. O novo vínculo de Ronald com o Rubro-Negro vai até junho de 2028 e foi renovado em julho do ano passado, durante a campanha do Brasileirão.
Saídas:
- Raúl Cáceres (lateral) – não teve contrato renovado e foi para o Olimpia (PAR)
- Willian Oliveira (volante) – não teve contrato renovado e foi para o Coritiba
- Ricardo Ryller (volante) – não teve contrato renovado
- Carlinhos (atacante) – não teve contrato renovado e foi anunciado pelo Remo
- Wanderson Papaterra (volante) – rescindiu e foi para o Atlético de Alagoinhas
- Pepê (volante) – fora dos planos
- Lucas Braga (atacante) – fora dos planos
- Lucas Halter (zagueiro) – não renovou e foi para o Houston Dynamo, dos EUA
Fonte: BNews
